Programação

  • Seja bem-vindo!

    animação

    mãos

    O Observatório Professor de Surdos reúne profissionais e estudantes com interesses acerca de diferentes assuntos que compõe a formação e a  atuação de professores de surdos. Através de ferramentas virtuais o Observatório oferece a seus visitantes um mapeamento das instituições (e seus respectivos cursos) que formam o professor de surdos, as instituições onde atuam estes professores, levantamentos de políticas públicas (leis, decretos, programas, subvenções, etc.), entre outras coisas.

    A sua participação nas enquetes, nos questionários, nos fóruns, entrevistas e noutras atividades é fundamental para nossa pesquisa. Participe! Opine!

  • Por onde andamos...

    Imagem de pistas e placas de sinalização

    Não foram poucos os caminhos, os desencontros, os encontros, as direções e oscilações...

    Nossa participação no campo de pesquisa é evidente e sobre ela também alertamos.

    Página: 1
  • Cartografia do Instituído

    Ilustração com palavras tags como língua,, sinais, surdos, etc.Este tópico reúne diversos documentos que são fonte obrigatória para todo estudioso da educação de surdos. Trata-se de uma etapa em que munimo-nos de documentos oficiais que instituíram (algumas ainda guardam seu primor instituinte) regimes/procedimentos/recursos para a educação destas pessoas. 

    Pasta: 1
  • Referencial Teórico-Metodológico

    Foto ilustrativa de filósofos

    Não somos batráquios pensantes, não somos aparelhos de objetivar e registrar, de entranhas congeladas - temos de continuamente parir nossos pensamentos em meio a nossa dor, dando-lhes maternalmente todo o sangue, coração, fogo, prazer, paixão, tormento, consciência, destino e fatalidade que há em nós, transformar continuamente em luz e flama tudo o que somos, e também tudo que nos atinge; não podemos agir de outro modo. (NIETZSCHE, 1983, p. 189)

    Pasta: 1Páginas: 3
  • Professor de Surdo

    Imagem de professor e alunos falantes de librasVamos tecendo redes que nos conectam professores de surdos, sua formação, seu campo de atuação. Redes que são coletivamente tecidas pelos participantes deste Observatório. Abaixo, Edmar Freire, através de sua pesquisa monográfica, oferece-nos um mapeamento atualizadíssimo e completo dos Cursos de Graduação que formam o Professor de Surdos no Brasil . 


    Glossário: 1Livro: 1
  • Enquetes (Rapidinhas)

    EnquetesEi, qual sua opinião sobre os temas abaixo? Venha opinar, é rápido e fácil. O objetivo aqui é colocar alguns temas polêmicos em destaque e com isso provocar reflexões sobre os mesmos.

    Escolhas: 3
  • Cartografia do Instituinte

    AquarelaEstamos compondo coletivamente narrativas e imagens de experiências instituintes na educação de surdos. Em especial, nosso banco de dados foca naquelas experiências escolares com turmas mistas de surdos e ouvintes e com experiências escolares bilingues (Libras-LP).

  • Questionários

    QuestionamentosOs questionários de entrevista abaixo foram formulados para cada grupo de participantes desta pesquisa. Caso você esteja lendo este texto no aplicativo você só conseguirá visualizar o questionário correspondente ao seu grupo. Assim, por exemplo, um professor não conseguirá responder o questionário do aluno e vice-versa. As respostas serão eletronicamente gravadas sem a identificação do participante e seu conteúdo servirá exclusivamente para fins de reflexão acadêmico-científicas.

  • Depoimentos de Professores Surdos

    Imagem de playerEstamos reunindo depoimentos de professores surdos a respeito de sua formação docente e a respeito de sua atuação profissional. 

    Estes depoimentos podem ser enviados em LP escrita e/ou em Libras e seu conteúdo NÃO será publicado. Venha, participe!

    Tarefa: 1