Topic outline

    I
    II
    III
    IV
    V
  • Este Grupo de Pesquisa (GP) tem sede no Instituto Nacional de Educação de Surdos e tem como objetivo principal pesquisar a formação (inicial e continuada) e a atuação de professores (de) surdos na educação brasileira. Este GP é composto de profissionais e estudantes de diferentes instituições com experiência na educação de surdos e/ou na formação de seus professores. Está aberto a compor parcerias com outros grupos de pesquisa do INES ou de outras instituições em proveito do alcance de seus objetivos e sem confundir seu campo de pesquisa, seus objetos de investigação e seu lócus de funcionamento.


    O GP será organizado em interstícios de quatro (4) anos devendo ser remodelado pelos seus próprios membros ao fim de cada período e conforme regras da instituição de cadastro e dos órgãos de fomento. O primeiro interstício do GP compreende os anos de 2019 a 2022.


    • Livro de Atas Book
      Restricted Not available unless: You belong to Grupo de Pesquisa
    • Documentos Exclusivos do GP Folder
      Restricted Not available unless: You belong to Grupo de Pesquisa
    • Leituras do Mundo e do Grupo de Pesquisa Folder
      Restricted Not available unless: You belong to Grupo de Pesquisa
    • Repositório de Imagens do GPFPS Glossary
      Restricted Not available unless: You belong to Grupo de Pesquisa
  • Imagem de professor e alunos falantes de libras

    Observatório Professor de Surdos é uma das pesquisas vinculadas ao Grupo de Pesquisa Formação de Professores (de) Surdos. Esta pesquisa é cadastrada no PIC/INES e tem como coordenador o Profº Maurício Cruz e como bolsista de Iniciação Científica a aluna do Curso Bilíngue de Pedagogia presencial do INES.

     Um dos objetivos do Observatório é mapear a formação de professores de surdos. Ainda em fase experimental (quando ainda não estava institucionalizado), em 2017, este mesmo Observatório acolheu as etapas de coleta de dados, armazenamento, análise e tratamento dos dados do Trabalho de Conclusão de Curso de Edmar Freire . Na ocasião, a partir dos estudos apontados por Cruz (2016), e sob a orientação deste último, foi iniciado um mapeamento dos cursos de graduação voltados (curricularmente) a formar o professor de surdos no Brasil. 



    Através de ferramentas virtuais o Observatório oferece a seus visitantes um mapeamento das instituições (e seus respectivos cursos) que formam o professor de surdos, as instituições onde atuam estes professores, levantamentos de políticas públicas (leis, decretos, programas, subvenções, etc.), dados sobre pesquisas, grupos de pesquisas, entre outras coisas. Abaixo disponibilizamos os dados obtidos a partir de então e que, ao longo de 2019, será atualizado e expandido por este Grupo de Pesquisa.

  • Professores Surdos do Ensino Profissional do Instituto Nacional de Educação de Surdos é uma das pesquisas vinculadas ao Grupo de Pesquisa Formação de Professores (de) Surdos. Esta pesquisa é cadastrada no PIC/INES e tem como coordenadora a Profª Aline Lage e como bolsista de Iniciação Científica a aluna do Curso Bilíngue de Pedagogia presencial do INES Rosiane Flauzino.

    • Arquivos desta Pesquisa Folder
      Restricted Not available unless: You belong to Grupo de Pesquisa
  • ForumEste espaço foi construído para dialogar sobre temas complexos e que exigem de nós uma atitude coletiva e aberta para reunir a multiplicidade de opinões e de saberes.

    A cada semestre iniciaremos dois novos fóruns com temas ligados à Formação de Professores de Surdos e com a participação de convidados.

    Em maio de 2019 os dois primeiros fóruns serão iniciados! 

    • EnquetesEi, qual sua opinião sobre os temas abaixo? Venha opinar, é rápido e fácil. O objetivo aqui é colocar alguns temas polêmicos em destaque e com isso provocar reflexões sobre os mesmos.