ACERVO DA PESQUISA PROFESSORES SURDOS DO ENSINO PROFISSIONAL DO INES


Apresentamos o acervo relacionado à pesquisa Professores Surdos do Ensino Profissional do Instituto Nacional de Educação de Surdos, iniciada em 2019. São resultados da pesquisa documental, bibliográfica e demais produções relacionadas à pesquisa.


Navegar usando este índice

Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos

Página:  1  2  (Próximo)
  Todos

G

Guia da administração brasileira: Império e Governo Provisório (1822-1891)

Publicação do Arquivo Nacional localizado pela pesquisa documental.

"A proposta de realização de um guia voltado para a recuperação da estrutura administrativa do império e governo provisório republicano se integra aos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Pesquisa Memória da Administração Pública Brasileira (Mapa), dedicado aos estudos sobre esta temática.

O objetivo é disponibilizar um instrumento de consulta capaz de oferecer informações rigorosas e sistematizadas sobre os órgãos que vigoraram no período de 1822 a 1891, preenchendo uma importante lacuna sobre o ordenamento jurídico-administrativo brasileiro."



L

Levantamento Bibliográfico 2019 Ensino Profissional &Brasil 2013 FORMOZO

Disponibilizamos fontes consultadas que foram resultado do levantamento bibliográfico realizado em 2019 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDBTD). Com os descritores Educação Profissional & Brasil encontramos 4.766 fontes. Era uma amostra extensa e por isso utilizamos o filtro oferecido pelo site e pesquisamos as fontes com assunto Educação Profissional, reduzindo para 101, mas averiguamos que 03 dissertações e 01 tese estavam duplicadas e reduzimos para 97 fontes (60 dissertações e 37 teses). Procuramos identificar se abordavam a história da Educação Profissional no Brasil e se faziam referência às pessoas surdas, em especial, se citavam o Ensino Profissional do INES. Localizamos 08 (7 teses em Educação  01 dissertação em Agronegócio e Desenvolvimento), mas apenas 03, das quais duas se referem a surdos e apenas uma está diretamente relacionada com a pesquisa. 

Discursos sobre pedagogias surdas, Tese em Educação  defendida na UFPel, de 2013, autora Daniele de Paula FORMOZO.
"Esta tese investigou como vem se constituindo um campo discursivo que permite pensar e falar em pedagogias surdas, que estão sendo constituídas nas práticas diárias de professores surdos em escolas de surdos. O objetivo do trabalho foi problematizar as marcas que constituem o que vem sendo nomeado de pedagogias surdas nas práticas discursivas desses professores."

Levantamento Bibliográfico 2019 Ensino Profissional &Brasil 2016 MANOEL

Curso Técnico em Agronegócio do Centro Paula Souza: Uma Análise da Estrutura Curricular,Dissertação em Agronegócio e Desenvolvimento defendida na Unesp, em 2016, de autoria de Caroline Penteado MANOEL

"Esse trabalho tem como objetivo principal analisar como estão organizados os conteúdos relativos ao agronegócio na estrutura curricular do curso técnico em Agronegócio do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). O trabalho apresenta quatro objetivos específicos, que estão configurados em quatro partes, a primeira se refere ao levantamento da história do ensino técnico no Brasil, na segunda parte foi realizada Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS) sobre a história do ensino técnico agrícola no Brasil, a terceira parte se configurou na história do Centro Paula Souza e no curso técnico em agronegócio, por fim a última parte demonstrou análise da estrutura curricular do curso técnico em agronegócio."


Levantamento Bibliográfico 2019 Ensino Profissional &Brasil SILVA 2016

Juventude e escola: a constituição dos sujeitos de direito no contexto das políticas de ações afirmativas, Tese em Educação defendida na UFBA, em 2016, de autoria de Naiaranize Pinheiro da SILVA

"nosso objetivo com este estudo é estabelecer algumas relações entre juventude, ações afirmativas e educação detro do espaço escolar, elegendo como campo de observação os estudantes do Ensino Médio do IFBA, campus Salvador. Deste modo, iniciamos o estudo pela busca de compreender a própria educação profissional vigente na rede federal, a qual nos primeiros anos do século XXI viveu um intenso processo de transformações e crescimento."


Levantamento Bibliográfico 2019 Ensino Profissional &Surdos 2001 SILVA

Disponibilizamos as fontes consultadas que foram resultado do levantamento bibliográfico realizado em 2019 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDBTD). Realizamos uma busca para os descritores Educação Profissional e Surdos, localizando 200 fontes, retiramos 03 fontes duplicadas e chegamos a 197 trabalhos. Ao avaliarmos o resumo, em alguns casos, o sumário e em outros a ocorrência do termo Ensino Profissional, e avaliamos que 12 se relacionavam com o tema da pesquisa.

A luta dos surdos pelo direito à educação e ao trabalho: Relato de um Vivência Político- Pedagógica na Escola Técnica Federal de Santa Catarina, Dissertação em Educação defendida na UFSC, em 2001, Wilmar SILVA

"O estudo que apresento nesta dissertação tem como objetivo analisar os limites e as possibilidades do Núcleo de Educação Profissional para Surdos (NEPS) do sistema Escola Técnica Federal de Santa Catarina. Por se tratar de um setor de uma instituição, optei em realizar um estudo de caso histórico-institucional, tendo como fonte de investigação a fala viso-espacial dos alunos e egressos do NEPS e documentos oficiais que tratam da reforma da educação profissional brasileira."


Levantamento Bibliográfico 2019 Ensino Profissional &Surdos 2002 ARAÚJO

A qualificação de surdos para o trabalho e o significativo papel da linguagem, Dissertação em Educação pela UFBA, defendida em 2002, de autoria de Maria Antonieta Nascimento ARAÚJO

Araújo (2002) procurou identificar e analisar a pertinência dos elementos da prática pedagógica da qualificação de jovens surdos para o trabalho em uma organização do setor de varejo em Salvador, tendo em vista tratar-se de um processo de ensino-aprendizagem voltado para surdos. Sublinhou que algumas vezes habilitação para o trabalho é entendido como reabilitação. 


Levantamento Bibliográfico 2019 Ensino Profissional & Surdos 2003 KLEIN

Tecnologias de governamento na formação profissional dos surdos, Tese em Educação, defendida na UFRGS, em 2003

Klein (2003) pesquisou a educação profissional a partir dos programas de formação profissional para surdos desenvolvidos em diferentes tempos e espaços educacionais, em escolas e nos movimentos surdos. Destacou a aprendizagem de ofícios em oficinas de trabalhos manuais ou agrícolas. A autora pesquisou em acervos do INES e da Biblioteca Nacional documentos que proporcionaram a mesma, comentar a formação profissional oferecida pelo INES desde a sua fundação. Todavia, na leitura dos diferentes documentos selecionados, a autora não encontrou “referência às atividades e projetos de formação profissional para surdos na década de 60” (p. 45). 



Levantamento Bibliográfico 2019 Ensino Profissional & Surdos 2010 VIANA

A inserção dos surdos no mercado de trabalho: políticas públicas, práticas organizacionais e realidades subjetivas, Dissertação em Administração, defendida na Universidade do Grande Rio, em 2010 por Alvanei dos Santos VIANA

"Este trabalho propõe um estudo sobre a inserção dos surdos no mercado de trabalho, abrangendo as políticas públicas, as práticas organizacionais adotadas por instituições de direito público e privado, e as histórias de vida de pessoas surdas incluídas no meio produtivo."




Levantamento Bibliográfico 2019 Ensino Profissional & Surdos 2011 CHAVES

Itinerários do SENAC-RS [manuscrito]: olhares sobre as trajetórias de profissionais surdos(as)Dissertação em Educação defendida no Centro Universitário La  Salle (RS) em 2011, por Juliana Fátima da Silva CHAVES

"O tema da presente dissertação propõe a discussão acerca das trajetórias de profissionais surdos contratados por meio da lei de cotas para pessoas com deficiência. O objetivo foi analisar os cenários que constituem estas trajetórias e como os sujeitos envolvidos no programa de qualificação oferecido pelo SENAC/RS as significam."



Levantamento Bibliográfico 2019 Ensino Profissional & Surdos 2012 BREGONCI

Estudantes surdos no PROEJA: o que nos contam as narrativas sobre os seus percursos, Dissertação em Educação defendida na UFES em 2012 por Aline de Menezes BREGONCI

"A presente dissertação: “Estudantes Surdos no Proeja: o que nos contam as narrativas sobre os seus percursos? ”, problematiza os caminhos trilhados pelos estudantes surdos jovens e adultos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes, dentro do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação Jovens e Adultos- Proeja, procurando através das narrativas, remontar esses percursos e a partir deles, procurar responder algumas questões. O interesse por este tema surgiu devido aos últimos movimentos nos quais a comunidade surda se engajou, a fim de tentar estabelecer uma política em nível nacional que garanta o acesso e a permanência dos surdos na escola. Esta dissertação tem como objetivo geral evidenciar os espaços de formação que os surdos tem ocupado e como tem sido esse processo de formação para o mundo do trabalho. Como objetivos específicos, destacamos: a) a realização de um resgate histórico da Educação de Surdos; b) a discussão de questões legais, relacionadas ao direito educacional do surdos; c) a identificação de espaços nos quais ocorrem o diálogo entre a Educação de Jovens e Adultos, a Educação de Surdos e a Educação Profissional e Tecnológica; d) apontar algumas possibilidades de alternativas para o desenvolvimento dos surdos e a sua inserção no mundo do trabalho."




Página:  1  2  (Próximo)
  Todos