2023 Minicurso Formação de Professores na Educação Inclusiva - I Seminário Nacional Desmedicalizando a Educação


Data: 10/11/2023 (Sexta) - 16h00-18h00, SALAS 10 a 13 - FACED-UFBA 

Proponente: Aline Lima da Silveira Lage (INES)

Objetivo: Debater a formação de professores compreendendo os desafios para uma educação desmedicalizada no contexto da educação inclusiva, convidando os participantes para considerar a potência da ação coletiva.

Justificativa: Atuar como professor, desde a formação inicial consiste em assumir o desafio de atentar para o contexto sociocultural que é amplo e dinâmico. No Brasil, conquistamos a oferta da educação como direito humano para todos. Nossa educação está organizada numa perspectiva segundo a qual todas as pessoas são valorizadas. Ou seja, cada pessoa com os traços que a constitui deve ter a oportunidade de desenvolver seu pelo potencial para a vida em comunidade; ao menos assim ousamos interpretar a legislação vigente, com base na Psicologia Histórico-Cultural.

Contudo, ainda observamos que as redes educacionais mantêm práticas medicalizantes que limitam a garantia da educação inclusiva, por exemplo, exigindo laudos médicos para o acesso à escola. Os desafios para implementar de fato a inclusão de todos, desde a educação infantil à pós-graduação, ficaram mais evidentes quando vivenciamos a pandemia da Covid-19.

Nossa experiência como formadores de professores surdos e para surdos a partir do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) possibilita levantar essa reflexão junto aos participantes do Seminário, independentemente da diversidade do público com os quais atuam. Estamos também interessados em conhecer dos participantes, em especial os que forem professores, como avaliam sua formação para atuar numa perspectiva de educação inclusiva desmedicalizante. Assim sendo, acreditamos que avançaremos todos, no INES e nas redes alcançadas pelo Seminário, no sentido de construir e efetivar formações (formas + ações) que afirmem a diversidade humana e a potência da ação coletiva.


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As pessoas que sofrem preconceitos e limitações pelas deficiências provocadas pela sociedade se organizam e lutam faz tempo...

Eis alguns indícios...

Ser mãe... nem todas conseguem... ainda?


Surdos têm contribuído com o conhecimento humano. Mas... poderia ter sido muito mais...

Apresentação Pública de Pós-Doutorado da Prof.ª Dr.ª Surda Patrícia Luiza Rezende (INES)| Epistemicídio nas Políticas Públicas em Educação de SurdosOrientação: Regina Maria de Souza (FE/Unicamp)

https://www.youtube.com/live/DYDn045EfuU?si=A-07Jn71txetNUwr

Uma tentativa de perceber os movimentos sociais, as mudanças promovidas no estado brasileiro sobre educação especial e educação inclusiva, no Brasil

Infográfico com linha do tempo com ações estatais e internacionais e dos movimentos de PCD por educação




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3. Documentos Internacionais mas certa confusão

Uma síntese sobre a Declaração de Salamanca e uma avaliação sobre a relação entre o que se entende por educação inclusiva e sua relação com a educação especial.

Até neste vídeo... abaixo... (explicando que não concordo necessariamente com a citação final)

Entrevista com Mônica de Carvalho Magalhães Kassar nos ajuda a refletir sobre as Políticas de Educação Especial no Brasil e interpretações que temos feito...

E mais... o artigo Educação inclusiva: as implicações das traduções e das interpretações da Declaração de Salamanca no Brasil, de Fabiane Vanessa Breitenbach, Cláucia Honnef e Fabiane Adela Tonetto Costas é muito esclarecedor...

Trecho da página 367 do artigo sobre erros de tradução da Declaração de Salamanca