PRODUÇÕES DA PESQUISA
Apresentamos as publicações, vídeos e demais produções que representam resultados da pesquisa.
Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos
A |
---|
Aula 2 para EBGHASF e América Latina 17 ago. 2024
| |
Aula para EBGHASF e América Latina 15 jun 2024Aula para o Grupo de Estudos Bilíngues em Geografia, História, Antropologia, Sociologia, Filosofia e América Latina (EBGHASF e América Latina) Data: 15 de junho de 2024 - 10h às 13h FORMAÇÃO DE PROFESSORES SURDOS BRASILEIROS NO SÉCULO XIX E XX Aline Lima da Silveira Lage Pergunta fundamental: Seria possível formar professores surdos no Brasil nos séculos XIX e XX? Objetivo: apresentar o que já sabemos e indicar necessidade de ampliar as reflexões num trabalho coletivo e colaborativo Links para acesso a fontes recomendadas e citadas estão no arquivo PDF nesta postagem https://www.youtube.com/live/DTUjPin5bGU?si=NUjcTtYsDMkzQirT | |
D |
---|
Divulgação da Tese no Aniversário de Berthier | |
O |
---|
O Ensino Profissional do INES na Educação Brasileira: Como desafiar a invisibilidade? (2019-2020)Parte I: Brasil Império Relatório Final da Pesquisa Professores Surdos do Ensino Profissional do Instituto Nacional de Educação de Surdos (2019-2020) coordenada pela Prof.ª Dr.ª Aline Lima da Silveira Lage e participação das Alunas Bolsistas de Iniciação Científica do DESU-INES Rosiane Flauzino Jardim da Silva e Altair Fátima Bezerra de Santana. Ação do Grupo de Pesquisa Formação de Professores (de) Surdos (GPFPS). Resumo: pesquisamos dados sobre a atuação dos professores surdos do ensino
profissional oferecido pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES. Esta
investigação integra as ações Grupo de Pesquisa Formação de Professores (de)
Surdos (GPFPS) do INES. Os objetivos específicos foram: identificar documentos
relacionados com o ensino profissional oferecido pelo INES; localizar bancos de
dados que concentrem dados referentes ao ensino profissional do INES; buscar
documentos que registrem a atuação dos professores surdos do ensino
profissional do INES; identificar, organizar e mapear instituições de ensino
profissional nas quais surdos tenham atuado como professores; revisar
sistematicamente a literatura sobre a atuação de surdos como professores no
ensino profissional. As pesquisas documental e bibliográfica, delineadas como
estudo de cunho qualitativo e considerando dados quantitativos, foram utilizadas
para produção e avaliação dos dados. Concentramos a pesquisa no período
imperial do Brasil. Os resultados representam um esforço para desafiar a
invisibilidade dessa oferta educacional do INES na Educação, e por extensão, de
aspectos que envolvem a história dos surdos brasileiros.
Palavras-chave: Professores surdos; Ensino profissional; INES; Oficinas profissionalizantes. | ||
P |
---|
Projeto de Pesquisa 2019-2020Projeto de Pesquisa submetido ao Departamento de Ensino Superior (DESU-INES) e executado de 2019 a 2020. PROFESSORES SURDOS DO ENSINO PROFISSIONAL DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS RESUMO Este projeto pretende levantar dados sobre a atuação dos professores surdos do ensino profissional oferecido pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES. Os objetivos específicos são: identificar documentos relacionados com o ensino profissional oferecido pelo INES; localizar bancos de dados que possam concentrar dados referentes ao ensino profissional do INES; buscar documentos que registrem a atuação dos professores surdos do ensino profissional do INES; identificar, organizar e mapear instituições de ensino profissional nas quais surdos tenham atuado como professores; revisar sistematicamente a literatura sobre a atuação de surdos como professores no ensino profissional. Na pesquisa documental e bibliográfica, delineada como estudo de cunho qualitativo utilizaremos pesquisa bibliográfica e documental para produção e análise dos dados. Tal proposta é relevante devido aos aspectos históricos, culturais, educacionais envolvidos e porque pretende ampliar os conhecimentos acerca do tema. Palavras-chave: Professores surdos; Ensino profissional; INES; Oficinas profissionalizantes. | |
Projeto de Pesquisa 2021Projeto de Pesquisa Submetido ao Departamento de Desenvolvimento Humano, Científico e Tecnológico (DDHCT-INES) em 2021 e desenvolvido até 2023 PROFESSORES SURDOS DO ENSINO PROFISSIONAL DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (2021) PARTE I: Brasil Império Equipe: Prof.ª Dr.ª Aline Lima da Silveira Lage e Graduanda DESU-INES Altair Fátima Bezerra de Santana (voluntária) RESUMO Esta investigação integra as ações Grupo de Pesquisa Formação de Professores (de) Surdos (GPFPS), sediado no INES, composto por profissionais e estudantes do INES, ISERJ, FAETEC, PUC-Rio, UFBA, UFF, UFRJ, com experiência na educação de surdos e/ou na formação de seus professores, fomenta pesquisas sobre a formação e a atuação de professores (de) surdos na educação brasileira. No período de 2019-2020, buscamos levantar dados sobre a atuação dos professores surdos do ensino profissional oferecido pelo INES. O estudo de características qualitativas considerou dados numéricos, utilizou pesquisas bibliográfica e documental para produção e análise dos dados. Após avaliação dos resultados da pesquisa, as principais constatações e as questões que permaneceram em aberto apontaram para a continuidade da mesma. Esta nova pesquisa deve aprofundar o estudo das fontes documentais e bibliográficas localizadas na etapa anterior (2019-2020) e procurar elucidar as suas principais lacunas. O objetivo geral é compreender o ensino profissional oferecido pelo Instituto de surdos brasileiro no período imperial, buscando identificar a atuação de professores surdos. Palavras-chave: Professores surdos; Ensino profissional; INES; História da Educação; Oficinas profissionalizantes. | |
Projeto de Pesquisa 2024-2025projeto de Pesquisa submetido ao Programa de Iniciação Científica INES (PIC-INES) – Edital n.º 036/2023 PROFESSORES SURDOS DO ENSINO PROFISSIONAL DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (2024) - Parte I: Brasil Império Equipe: Prof.ª Dr.ª Aline Lima da Silveira Lage e Graduanda Caroline Viana da Silva Área e Subárea do Conhecimento: Política Educacional (7.08.03.01-3) RESUMO Esta investigação integra as ações Grupo de Pesquisa Formação de Professores (de) Surdos (GPFPS), sediado no INES, composto por profissionais e estudantes do INES, ISERJ, FAETEC, PUC-Rio, UFBA, UFF, UFRJ, com experiência na educação de surdos e/ou na formação de seus professores, fomenta pesquisas sobre a formação e a atuação de professores (de) surdos na educação brasileira. No período de 2019-2020, buscamos levantar dados sobre a atuação dos professores surdos do ensino profissional oferecido pelo INES. O estudo de características qualitativas considerou dados numéricos, utilizou pesquisas bibliográfica e documental para produção e análise dos dados. Após avaliação dos resultados da pesquisa, as principais constatações e as questões que permaneceram em aberto apontaram para a continuidade da mesma. Esta nova pesquisa deve aprofundar o estudo das fontes documentais e bibliográficas localizadas na etapa anterior (2019-2020) e procurar elucidar as suas principais lacunas. O objetivo geral é compreender o ensino profissional oferecido pelo Instituto de surdos brasileiro no período imperial, buscando identificar a atuação de professores surdos. Palavras-chave: Professores surdos; Ensino profissional; INES. | |
R |
---|
Relatórios administrativos do Instituto Nacional de Educação de Surdos de 1856 a 1889 presentes no CRL e na Biblioteca Nacional DigitalNeste documento, organizado em maio de 2020, apresentamos o tratamento de parte do levantamento documental realizado na pesquisa Professores Surdos do Ensino Profissional do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Encontramos relatórios do INES em bases diferentes e percebemos a necessidade de aproximar as fontes porque tais acervos são complementares. Os Relatórios administrativos do Instituto localizados perfazem o período de 1856 a 1889, presentes:
Os links acima podem e devem ser usados para realizar novas buscas com diferentes descritores e assim haverá a possibilidade de encontrar os documentos. Solicitamos que citem essas fontes como maneira de reconhecer a autoria e valorizar os esforços que procuram registrar e divulgar esses dados públicos e importantes para nossa área. Em 23 de junho de 2020, percebemos que o Relatório de 1864 do documento que organizamos não corresponde ao que está nos sites. Em breve faremos a correção e a substituição. O pesquisador José Raimundo Rodrigues colaborou com nosso trabalho e apresentamos abaixo sua contribuição. Não as incluímos no documento para não modificarmos a catalogação, porque mudaria o número de páginas. Ele nos enviou a localização de relatórios que estavam em outra pasta do site CRL Ministerial Report: Império, 1832-1888:
Saudamos e reconhecemos que a pesquisa científica é indiscutivelmente uma atividade coletiva; só se realiza plenamente em colaboração. Por isso, revisamos o documento e realizamos a atualização. | |
V |
---|
Vídeo Professores Surdos das Oficinas Profissionalizantes do Instituto Nacional de Educação de SurdosEmbora não seja parte da pesquisa 2019-2020, o vídeo fez parte da pesquisa para tese em educação na qual avaliamos a necessidade de investigar e divulgar o Ensino Profissional do INES Professores Surdos das Oficinas Profissionalizantes do Instituto Nacional de Educação de Surdos É Conteúdo Complementar da Tese em Educação (UFRJ) Professores Surdos na Casa dos Surdos: “Demorou muito, mas voltaram”, de Aline a Lage, em 2019. O objetivo da tese, orientada pela Professora Celeste Azulay Kelman, foi investigar o ingresso dos professores surdos no quadro efetivo de servidores públicos do INES e compreender como ocorreu a sua inserção como pessoas surdas. Apresentamos uma modesta edição de depoimentos produzidos pela pesquisa para a tese. As entrevistas com os professores aposentados do INES, Sebastião Orlandi e José Vicente de Campos, ambos surdos e com a professora aposentada da Universidade Federal Fluminense, Lilia Ferreira Lobo, ouvinte e com formação docente no Instituto, provocaram mudanças na proposta inicial da pesquisa. Entre as mudanças, motivamo-nos à elaboração de um filme que privilegie a língua de sinais e a difusão de narrativas surdas. Iniciativa já desenvolvida no Brasil por surdos, como o Canal Antonio de Abreu Abreu no YouTube e pesquisadores como Costa (2007) e Rodrigues (2014), citados na tese. Os personagens desta produção foram contemporâneos no Instituto. José Vicente ingressou como aluno em 1945, Sebastião Orlandi por volta de 1952 e Lilia Lobo em 1956. Os três foram professores do INES nos anos 1960. Selecionamos para esta apresentação os momentos nos quais rememoram o ingresso no Instituto como alunos e como professores e o processo de enquadramento dos mesmos como professores especializados. Esperamos que as pessoas surdas e que os educadores observem que, por meio da luta da categoria, incluindo professores do Instituto Benjamin Constant (IBC) e de pessoas com déficit cognitivo, nos termos de hoje, foi reconhecida a sua expertise. Infelizmente, o campo da Educação Profissional carece desses saberes. Crédito das imagens utilizadas disponíveis no YouTube Acesso a tese : https://ppge.educacao.ufrj.br/teses2019/tAline%20Lima.pdf | |