PRODUÇÕES DA PESQUISA


Apresentamos as publicações, vídeos e demais produções que representam resultados da pesquisa.


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A

Apresentação de Resultados Preliminares da Pesquisa (2019)

Em 21 de novembro de 2019, apresentamos os resultados preliminares da pesquisa no Congresso Internacional do INES (COINES), na Mesa Redonda Experiências Pedagógicas em Política e Pessoa Surda do Eixo: Políticas, Sociedades e Pessoa Surda. 

O título foi: "O Ensino Profissional do INES na Educação Brasileira: Qual visibilidade?" pela pesquisadora Aline Lage e por Rosiane Flauzino, bolsista PIC-INES. Procuramos incluir imagens de alguns documentos.




Aula 2 para EBGHASF e América Latina 17 ago. 2024

Aula para o Grupo de Estudos Bilíngues em Geografia, História, Antropologia, Sociologia, Filosofia e América Latina (EBGHASF e América Latina) 

Data:  17 de agosto de 2024 (Continuação da aula de 15 de junho de 2024) - 10h às 13h

FORMAÇÃO DE PROFESSORES SURDOS BRASILEIROS NO SÉCULO XX

Aline Lima da Silveira Lage

Pergunta fundamental: Seria possível formar professores surdos no Brasil nos séculos XIX e XX?

Objetivo: apresentar o que já sabemos e indicar necessidade de ampliar as reflexões num trabalho coletivo e colaborativo


https://www.youtube.com/live/tnDQT8VOfNM?si=Sf0KIF2R7ik0pcBt



Aula para EBGHASF e América Latina 15 jun 2024

Aula para o Grupo de Estudos Bilíngues em Geografia, História, Antropologia, Sociologia, Filosofia e América Latina (EBGHASF e América Latina) 

Data: 15 de junho de 2024 - 10h às 13h

FORMAÇÃO DE PROFESSORES SURDOS BRASILEIROS NO SÉCULO XIX E XX

Aline Lima da Silveira Lage

Pergunta fundamental: Seria possível formar professores surdos no Brasil nos séculos XIX e XX?

Objetivo: apresentar o que já sabemos e indicar necessidade de ampliar as reflexões num trabalho coletivo e colaborativo

Links para acesso a fontes recomendadas e citadas estão no arquivo PDF nesta postagem

https://www.youtube.com/live/DTUjPin5bGU?si=NUjcTtYsDMkzQirT



D

Divulgação da Tese no Aniversário de Berthier


O

O Ensino Profissional do INES na Educação Brasileira: Como desafiar a invisibilidade? (2019-2020)

Parte I: Brasil Império

Relatório Final da Pesquisa Professores Surdos do Ensino Profissional do Instituto Nacional de Educação de Surdos (2019-2020) coordenada pela Prof.ª Dr.ª Aline Lima da Silveira Lage e participação das Alunas Bolsistas de Iniciação Científica do DESU-INES Rosiane Flauzino Jardim da Silva e Altair Fátima Bezerra de Santana. Ação do Grupo de Pesquisa Formação de Professores (de) Surdos (GPFPS).

Resumo: pesquisamos dados sobre a atuação dos professores surdos do ensino profissional oferecido pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES. Esta investigação integra as ações Grupo de Pesquisa Formação de Professores (de) Surdos (GPFPS) do INES. Os objetivos específicos foram: identificar documentos relacionados com o ensino profissional oferecido pelo INES; localizar bancos de dados que concentrem dados referentes ao ensino profissional do INES; buscar documentos que registrem a atuação dos professores surdos do ensino profissional do INES; identificar, organizar e mapear instituições de ensino profissional nas quais surdos tenham atuado como professores; revisar sistematicamente a literatura sobre a atuação de surdos como professores no ensino profissional. As pesquisas documental e bibliográfica, delineadas como estudo de cunho qualitativo e considerando dados quantitativos, foram utilizadas para produção e avaliação dos dados. Concentramos a pesquisa no período imperial do Brasil. Os resultados representam um esforço para desafiar a invisibilidade dessa oferta educacional do INES na Educação, e por extensão, de aspectos que envolvem a história dos surdos brasileiros. 

Palavras-chave: Professores surdos; Ensino profissional; INES; Oficinas profissionalizantes.



P

Projeto de Pesquisa 2019-2020

Projeto de Pesquisa submetido ao Departamento de Ensino Superior (DESU-INES) e executado de 2019 a 2020.

PROFESSORES SURDOS DO ENSINO PROFISSIONAL DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS

RESUMO

Este projeto pretende levantar dados sobre a atuação dos professores surdos do ensino profissional oferecido pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES. Os objetivos específicos são: identificar documentos relacionados com o ensino profissional oferecido pelo INES; localizar bancos de dados que possam concentrar dados referentes ao ensino profissional do INES; buscar documentos que registrem a atuação dos professores surdos do ensino profissional do INES; identificar, organizar e mapear instituições de ensino profissional nas quais surdos tenham atuado como professores; revisar sistematicamente a literatura sobre a atuação de surdos como professores no ensino profissional. Na pesquisa documental e bibliográfica, delineada como estudo de cunho qualitativo utilizaremos pesquisa bibliográfica e documental para produção e análise dos dados. Tal proposta é relevante devido aos aspectos históricos, culturais, educacionais envolvidos e porque pretende ampliar os conhecimentos acerca do tema.

Palavras-chave: Professores surdos; Ensino profissional; INES; Oficinas profissionalizantes.




Projeto de Pesquisa 2021

Projeto de Pesquisa Submetido ao Departamento de Desenvolvimento Humano, Científico e Tecnológico (DDHCT-INES) em 2021 e desenvolvido até 2023

PROFESSORES SURDOS DO ENSINO PROFISSIONAL DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (2021)

PARTE I: Brasil Império

Equipe: Prof.ª Dr.ª Aline Lima da Silveira Lage e Graduanda DESU-INES Altair Fátima Bezerra de Santana (voluntária)

RESUMO

 Esta investigação integra as ações Grupo de Pesquisa Formação de Professores (de) Surdos (GPFPS), sediado no INES, composto por profissionais e estudantes do INES, ISERJ, FAETEC, PUC-Rio, UFBA, UFF, UFRJ, com experiência na educação de surdos e/ou na formação de seus professores, fomenta pesquisas sobre a formação e a atuação de professores (de) surdos na educação brasileira. No período de 2019-2020, buscamos levantar dados sobre a atuação dos professores surdos do ensino profissional oferecido pelo INES. O estudo de características qualitativas considerou dados numéricos, utilizou pesquisas bibliográfica e documental para produção e análise dos dados. Após avaliação dos resultados da pesquisa, as principais constatações e as questões que permaneceram em aberto apontaram para a continuidade da mesma. Esta nova pesquisa deve aprofundar o estudo das fontes documentais e bibliográficas localizadas na etapa anterior (2019-2020) e procurar elucidar as suas principais lacunas. O objetivo geral é compreender o ensino profissional oferecido pelo Instituto de surdos brasileiro no período imperial, buscando identificar a atuação de professores surdos.

Palavras-chave: Professores surdos; Ensino profissional; INES; História da Educação; Oficinas profissionalizantes.


Projeto de Pesquisa 2024-2025

projeto de Pesquisa submetido ao Programa de Iniciação Científica INES (PIC-INES) – Edital n.º 036/2023

PROFESSORES SURDOS DO ENSINO PROFISSIONAL DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (2024) -

Parte I: Brasil Império

Equipe: Prof.ª Dr.ª Aline Lima da Silveira Lage e Graduanda Caroline Viana da Silva

Área e Subárea do Conhecimento: Política Educacional (7.08.03.01-3)

RESUMO

Esta investigação integra as ações Grupo de Pesquisa Formação de Professores (de) Surdos (GPFPS), sediado no INES, composto por profissionais e estudantes do INES, ISERJ, FAETEC, PUC-Rio, UFBA, UFF, UFRJ, com experiência na educação de surdos e/ou na formação de seus professores, fomenta pesquisas sobre a formação e a atuação de professores (de) surdos na educação brasileira. No período de 2019-2020, buscamos levantar dados sobre a atuação dos professores surdos do ensino profissional oferecido pelo INES. O estudo de características qualitativas considerou dados numéricos, utilizou pesquisas bibliográfica e documental para produção e análise dos dados. Após avaliação dos resultados da pesquisa, as principais constatações e as questões que permaneceram em aberto apontaram para a continuidade da mesma. Esta nova pesquisa deve aprofundar o estudo das fontes documentais e bibliográficas localizadas na etapa anterior (2019-2020) e procurar elucidar as suas principais lacunas. O objetivo geral é compreender o ensino profissional oferecido pelo Instituto de surdos brasileiro no período imperial, buscando identificar a atuação de professores surdos.

Palavras-chave: Professores surdos; Ensino profissional; INES.



R

Relatórios administrativos do Instituto Nacional de Educação de Surdos de 1856 a 1889 presentes no CRL e na Biblioteca Nacional Digital

Neste documento, organizado em maio de 2020, apresentamos o tratamento de parte do levantamento documental realizado na pesquisa Professores Surdos do Ensino Profissional do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Encontramos relatórios do INES em bases diferentes e percebemos a necessidade de aproximar as fontes porque tais acervos são complementares.

Os Relatórios administrativos do Instituto localizados perfazem o período de 1856 a 1889, presentes:

  • No Center for Research Libraries (CRL) Brazilian Government documents. Almanak Laemmert, 1844-1889:
     http://ddsnext.crl.edu/titles/100/search?terms=instituto%20de%20surdos%20mudos&search_ref=title

  •  Biblioteca Nacional Digital Ministério do Império: Relatório da Repartição dos Negócios do Império (RJ) - 1832 a 1888:
http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=720968&PagFis=7806&Pesq=INSTITUTO%20DE%20SURDOS%20MUDOS


Os links acima podem e devem ser usados para realizar novas buscas com diferentes descritores e assim haverá a possibilidade de encontrar os documentos. Solicitamos que citem essas fontes como maneira de reconhecer a autoria e valorizar os esforços que procuram registrar e divulgar esses dados públicos e importantes para nossa área. 

Em 23 de junho de 2020, percebemos que o Relatório de 1864 do documento que organizamos não corresponde ao que está nos sites. Em breve faremos a correção e a substituição.

O pesquisador José Raimundo Rodrigues colaborou com nosso trabalho e apresentamos abaixo sua contribuição. Não as incluímos no documento para não modificarmos a catalogação, porque mudaria o número de páginas. Ele nos enviou a localização de relatórios que estavam em outra pasta do site CRL Ministerial Report: Império, 1832-1888:

  • Relatório publicado em 1861 (observar que o link a seguir é da página 37 e que é necessário ir para a página 36 para o início do relatório)

http://ddsnext.crl.edu/titles/100?terms=magalh%C3%A3es%20couto&item_id=1696#?h=magalh%C3%A3es%20couto&c=4&m=30&s=0&cv=38&r=0&xywh=-1213%2C0%2C4489%2C3167

  • Relatório publicado em 1863 

http://ddsnext.crl.edu/titles/100?terms=instituto%20surdos&item_id=1698#?h=instituto%20surdos&c=4&m=32&s=0&cv=11&r=0&xywh=-688%2C398%2C3177%2C2241

  • Relatório publicado em 1874   


Saudamos e reconhecemos que a pesquisa científica é indiscutivelmente uma atividade coletiva; só se realiza plenamente em colaboração. Por isso, revisamos o documento e realizamos a atualização. 


V

Vídeo Professores Surdos das Oficinas Profissionalizantes do Instituto Nacional de Educação de Surdos

Embora não seja parte da pesquisa 2019-2020, o vídeo fez parte da pesquisa para tese em educação na qual avaliamos a necessidade de investigar e divulgar o Ensino Profissional do INES

Professores Surdos das Oficinas Profissionalizantes do Instituto Nacional de Educação de Surdos

É Conteúdo Complementar da Tese em Educação (UFRJ) Professores Surdos na Casa dos Surdos: “Demorou muito, mas voltaram”, de Aline a Lage, em 2019. 

O objetivo da tese, orientada pela Professora Celeste Azulay Kelman, foi investigar o ingresso dos professores surdos no quadro efetivo de servidores públicos do INES e compreender como ocorreu a sua inserção como pessoas surdas. Apresentamos uma modesta edição de depoimentos produzidos pela pesquisa para a tese. As entrevistas com os professores aposentados do INES, Sebastião Orlandi e José Vicente de Campos, ambos surdos e com a professora aposentada da Universidade Federal Fluminense, Lilia Ferreira Lobo, ouvinte e com formação docente no Instituto, provocaram mudanças na proposta inicial da pesquisa.

Entre as mudanças, motivamo-nos à elaboração de um filme que privilegie a língua de sinais e a difusão de narrativas surdas. Iniciativa já desenvolvida no Brasil por surdos, como o Canal Antonio de Abreu Abreu no YouTube e pesquisadores como Costa (2007) e Rodrigues (2014), citados na tese.

Os personagens desta produção foram contemporâneos no Instituto. José Vicente ingressou como aluno em 1945, Sebastião Orlandi por volta de 1952 e Lilia Lobo em 1956. Os três foram professores do INES nos anos 1960. Selecionamos para esta apresentação os momentos nos quais rememoram o ingresso no Instituto como alunos e como professores e o processo de enquadramento dos mesmos como professores especializados. Esperamos que as pessoas surdas e que os educadores observem que, por meio da luta da categoria, incluindo professores do Instituto Benjamin Constant (IBC) e de pessoas com déficit cognitivo, nos termos de hoje, foi reconhecida a sua expertise.  Infelizmente, o campo da Educação Profissional carece desses saberes.

Crédito das imagens utilizadas disponíveis no YouTube

Acesso a tese : https://ppge.educacao.ufrj.br/teses2019/tAline%20Lima.pdf