Projeto de Pesquisa Submetido ao Departamento de Desenvolvimento Humano, Científico e Tecnológico (DDHCT-INES) em 2021 e desenvolvido até 2023
PROFESSORES SURDOS DO ENSINO PROFISSIONAL DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (2021)
PARTE I: Brasil Império
Equipe: Prof.ª Dr.ª Aline Lima da Silveira Lage e Graduanda DESU-INES Altair Fátima Bezerra de Santana (voluntária)
RESUMO
Esta investigação integra as ações Grupo de Pesquisa
Formação de Professores (de) Surdos (GPFPS), sediado no INES, composto por
profissionais e estudantes do INES, ISERJ, FAETEC, PUC-Rio, UFBA, UFF, UFRJ,
com experiência na educação de surdos e/ou na formação de seus professores,
fomenta pesquisas sobre a formação e a atuação de professores (de) surdos na
educação brasileira. No período de 2019-2020, buscamos levantar dados sobre a
atuação dos professores surdos do ensino profissional oferecido pelo INES. O
estudo de características qualitativas considerou dados numéricos, utilizou
pesquisas bibliográfica e documental para produção e análise dos dados. Após
avaliação dos resultados da pesquisa, as principais constatações e as questões
que permaneceram em aberto apontaram para a continuidade da mesma. Esta nova pesquisa
deve aprofundar o estudo das fontes documentais e bibliográficas localizadas na
etapa anterior (2019-2020) e procurar elucidar as suas principais lacunas. O
objetivo geral é compreender o ensino profissional oferecido pelo Instituto de
surdos brasileiro no período imperial, buscando identificar a atuação de
professores surdos.
Palavras-chave: Professores surdos; Ensino profissional; INES; História
da Educação; Oficinas profissionalizantes.