Coordenadores:
Aline Lima da Silveira Lage (INES/DESU) - Link para o Lattes
Pesquisa: Professores Surdos do Ensino Profissional do INES
Possui graduação em Psicologia (1999) e mestrado em Ciência Ambiental (2003) pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em Educação pela UFRJ (2019). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia e Educação, Formação de professores, surdez, Medicalização, políticas públicas, produção de subjetividade e movimentos sociais. Atualmente é Professora de Psicologia do Curso Bilíngue de Pedagogia do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (DESU-INES), membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e filiada à Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional.
Maurício Rocha Cruz (INES/DESU) - Link para o Lattes
Pesquisa: Observatório de Professores de Surdos
Guaduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001). Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2006). Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2016). Professor Adjunto III do Instituto Nacional de Educação de Surdos onde a partir de 2007 atuou/atua no Departamento de Ensino Superior, em seu Colegiado, em comissões e grupos de trabalhos, como Procurador Institucional (INES-MEC), como Pesquisador Institucional (INES-INEP), como Coordenador da Pesquisa Sinalizando a Educação. como Desenvolvedor do AVA Sinal Aberto, como professor na graduação e na pós-graduação, em orientações de TCC, como Desenvolvedor e Coordenador do Ambiente Virtual de Pesquisa, como Coordenador da Pesquisa Observatório Professor de Surdos, etc.
Pesquisadores Associados:
Dora Vieira da Costa (FAETEC) - Link para o Lattes
Graduada em Pedagogia Bilíngue pelo Departamento de Ensino Superior do INES, Pós-graduada em Gestão em Novas Tecnologias Aplicadas à Educação pelo IST-Rio da FAETEC, Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Unicarioca-RJ e Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (CMPDI-UFF). Atualmente é Professora de Educação Especial da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, educação de surdos, capacitação em TEA (Transtorno do Espectro Autista) alfabetização de alunos com necessidades educacionais especiais, mediação escolar e tecnologia de informação e comunicação.
Emeli Marques Costa Leite (PUC-RJ) - Link para o Lattes
Possui mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada: Tradução e Interpretação da Libras e Educação de Surdos.
Lilia Ferreira Lobo (UFF) – Link para o Lattes
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professora associada do Programa da Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: genealogia, criança, normal, anormalidade, educação e análise institucional.
Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2012), com bolsa-sanduíche na Universidade de Maryland, USA (2011), concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense. Graduada com Licenciatura em Letras pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Professora de Educação a Distância do Magistério Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (DESU/INES) RJ , participante de grupo de pesquisa na Universidade Federal Fluminense e no INES. Tem experiência na área de Educação, atuando como professora principalmente nos seguintes temas: gestão educacional, orientação educacional, supervisão educacional, história da educação, filosofia da educação, pós-graduação lato sensu, educação a distância,formação de professores, língua portuguesa e letramento e alfabetização.
Mônica Astuto (ISERJ) – Link para o Lattes
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ (1999), especialista em Administração Escolar e Supervisão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2002) e Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP/SP (2010) na linha de pesquisa sobre Formação de Professores na área de Educação de Surdos. Doutoranda em Educação na UFRJ desde 2019. Pesquisadora surda que tem focalizado sua investigação na figura e atuação do Professor Surdo no processo de ensino-aprendizagem de línguas (L1 e L2) no atual cenário educacional. Professora concursada da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro há 24 anos, participou de projetos e possui experiência em práticas de ensino bilíngues. Atualmente está lotada no Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA), no Laboratório de Libras, atuando na capacitação de professores na área de surdez com ênfase na abordagem bilíngue e na disseminação da Libras. Desde 2002, é professora no curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação do RJ (ISERJ), onde leciona aulas de Libras e demais disciplinas específicas. Leciona desde 2016 nas turmas do PARFOR. Tem experiência na área de Educação com ênfase nos seguintes temas: educação de surdos, professor surdo, práticas de ensino bilíngues, língua de sinais, letramento visual, inclusão de alunos surdos e formação docente.
Nanci Araújo Bento (UFBA/DLV) – Link para o Lattes
Professora Assistente no Departamento de Letras Vernáculas do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia. Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal da Bahia. Mestrado em Linguística pela Universidade Federal da Bahia. Pós Graduada em Metodologia do Ensino Superior e Língua Brasileira de Sinais. Tem graduação em Letras Vernáculas com Língua Estrangeira pela Universidade Católica do Salvador (2000). Trabalhou como tutora da Universidade Federal de Santa Catarina no Curso de Licenciatura em Letras Libras- Pólo UFBA/UFSC no ano de 2006 até 2010. Atuou como coorientadora de TCC no Curso de Bacharelado em Letras Libras- Polo UFBA/UFSC. É professora de Língua Portuguesa como L2 para crianças e adolescentes surdos numa escola para surdos na cidade de Salvador. Pesquisadora dos grupos de pesquisa PROAEP da UFBA e GPFPS-INES. Tem como ÁREAS DE INTERESSE:Aquisição da Linguagem, Estudos Surdos, Ensino de Português para Surdos, Ensino da LIBRAS.
Renata Cardoso de Sa Ribeiro Razuck (UFRJ) - Link para Lattes
Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Didática da Faculdade de Educação - FE, na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Atua nas disciplinas de Didática da Libras I e II e Prática de Ensino de Libras. É membro da Coordenação de Estágios da Faculdade de Educação - UFRJ. Atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), na Universidade de Brasília - UnB. É Doutora em Educação pela Universidade de Brasília, Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de Brasília, Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UNEB, Licenciada em Química pela Universidade de Brasília e Tecnóloga em Biotecnologia / Química (ETFQ-RJ). Possui experiência em docência na Educação Básica (Secretaria de Educação do Distrito Federal - SEDF) na área de Ciências, Química e Libras, também em cursos de formação inicial e continuada de professores (Licenciatura em Química IQ/UnB, Licenciatura em Ciências Naturais FUP/UnB e Especialização de Professores CEAD/UnB). Os principais temas de pesquisa são: Formação Inicial e Continuada de Professores, Processos de Ensino e Aprendizagem, Inclusão, Surdez, Bilinguismo e Experimentação no Ensino.
Bolsistas de Iniciação Científica do DESU-INES:
Regina Célia Ribeiro Silva - Link para o Lattes
Possuo graduação em Serviço Social pela Universidade Veiga de Almeida (1990). Com experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Trabalhos com meninos de rua. Participação em recreações, congressos, palestras, visitas a museus, além de serviço comunitário e voluntário na Associação Cristã de Apoio à Criança em Vulnerabilidade e como brinquedista hospitalar e contadora de histórias. Estuda no Curso Bilíngue de Pedagogia presencial no Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Bolsista de Iniciação Científica (PIC/INES) da Pesquisa “Observatório Professor de Surdos” sob a orientação da Prof. Drº Maurício Rocha Cruz.
Orientandos de TCC com tema na área:
Patrícia Abreu dos Santos
Estuda no Curso Bilíngue de Pedagogia presencial do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos.
Sunamita da Silva Nascimento Link para o Lattes
Estuda no Curso Bilíngue de Pedagogia presencial no Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Foi Bolsista de Extensão (PROEXT/INES) sob a orientação de Ms. Laura Jane Messias Belém no “Curso de formação continuada do profissional tradutor intérprete educacional de língua brasileira de sinais – Libras – Língua Portuguesa (TILP) nos espaços de educação superior”.