Topic outline
General
Tese de Doutorado
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
ALINE LIMA DA SILVEIRA LAGE
PROFESSORES SURDOS NA CASA DOS SURDOS: “DEMOROU MUITO, MAS VOLTARAM”
Tese em Educação da Faculdade de Educação da UFRJ.
Prof.ª Orientadora: Prof.ª Dr.ª Celeste Azulay Kelman
FEVEREIRO/2019
Resumo em Libras da Tese
Tese
Diário de Pesquisa da Tese em Educação "Professores Surdos na Casa dos Surdos: "demorou muito, mas voltaram"
Este diário é conteúdo complementar não obrigatório, independente da avaliação da orientação e da banca para a tese e de acesso aberto. Aposta metodológica - esclarecer ao máximo os procedimentos, em especial por se tratar de pesquisa com pessoas surdas.
Conteúdo Complementar da Tese
Professores Surdos das Oficinas Profissionalizantes do Instituto Nacional de Educação de Surdos
Conteúdo Complementar da Tese em Educação - Professores Surdos na Casa dos Surdos: “Demorou muito, mas voltaram”
Aline Lima da Silveira Lage PPGE-UFRJ - Fevereiro/2019
O objetivo da tese, orientada pela Professora Celeste Azulay Kelman, foi investigar o ingresso dos professores surdos no quadro efetivo de servidores públicos do INES e compreender como ocorreu a sua inserção como pessoas surdas. Apresentamos uma modesta edição de depoimentos produzidos pela pesquisa para a tese. As entrevistas com os professores aposentados do INES, Sebastião Orlandi e José Vicente de Campos, ambos surdos e com a professora aposentada da Universidade Federal Fluminense, Lilia Ferreira Lobo, ouvinte e com formação docente no Instituto, provocaram mudanças na proposta inicial da pesquisa.
Entre as mudanças, motivamo-nos à elaboração de um filme que privilegie a língua de sinais e a difusão de narrativas surdas. Iniciativa já desenvolvida no Brasil por surdos, como o Canal Antonio de Abreu Abreu no YouTube e pesquisadores como Costa (2007) e Rodrigues (2014), citados na tese.
Os personagens desta produção foram contemporâneos no Instituto. José Vicente ingressou como aluno em 1945, Sebastião Orlandi por volta de 1952 e Lilia Lobo em 1956. Os três foram professores do INES nos anos 1960. Selecionamos para esta apresentação os momentos nos quais rememoram o ingresso no Instituto como alunos e como professores e o processo de enquadramento dos mesmos como professores especializados. Esperamos que as pessoas surdas e que os educadores observem que, por meio da luta da categoria, incluindo professores do Instituto Benjamin Constant (IBC) e de pessoas com déficit cognitivo, nos termos de hoje, foi reconhecida a sua expertise. Infelizmente, o campo da Educação Profissional carece desses saberes.
O crédito das imagens está na descrição do vídeo no YouTube.