Programação

    I
    II
    III
  • Sobre o II ENFPS

     

    II ENCONTRO NACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE 

    PROFESSORES DE SURDOS (II ENFPS)

     Política (Pluri)Linguística na Educação de Surdos

    22 e 23 de agosto de 2023 - 13h às 15h online

    Apresentação 

    Com alegria, nós do Grupo de Pesquisa Formação de Professores (de) Surdos (GPFPS) convocamos para o II Encontro Nacional sobre Formação de Professores de Surdos (II ENFPS) a ser realizado online nos dias 22 e 23 de agosto de 2023. 

    O GPFPS tem como objetivo principal pesquisar a formação e a atuação de professores (de) surdos  na educação brasileira, é sediado no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), cadastrado no CNPq e é composto por profissionais e estudantes com experiência na educação de surdos e/ou na formação de seus professores que estão em diferentes instituições (FAETEC-RJ, IF Baiano, IFES, IFRJ, UFT, INES, ISERJ, PUC-Rio, SEE-PE, SME-SP, SME-RJ, UERJ, UFBA, UFF, UFRJ e UNILAB). O GPFPS tem duas linhas de pesquisa: Formação de professores de surdos e Formação  de professores surdos. 

    Objetivo

    Visando somar esforços com a comunidade científica para a manutenção e desenvolvimento da formação de professores de surdos no Brasil, colaborando assim com uma das missões institucionais do próprio INES, o GPFPS propõe este evento. 

    Público-alvo

    Pesquisadores da área, estudantes e profissionais envolvidos com os temas do evento. 

    Evento gratuito. Os interessados não precisarão fazer inscrição para participar;

    Para as pessoas que assistirem ao vivo as Mesas-Redondas que serão transmitidas pelo canal no YouTube do AVP App será disponibilizado formulário para comprovação de presença e futura emissão de certificado;

    Programação

    mesas 22 e 23 de agosto 13h a 15h I Educação Bilíngue Patrícia Rezende e Talita Nabas . II Diversidade Nanci e Beth


    • Mesa-Redonda I


      Card de fundo preto, no centro superior II ENCONTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SURDOS – ENFPS. Com o logotipo do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e semicírculos pontilhados em verde à direita, e o símbolo do Grupo de Pesquisa Formação de Professores (de) Surdos (GPFPS) à esquerda. Entre as duas imagens está escrita a temática do evento “Política (Pluri)Linguística na Educação de Surdos. Data 22 de agosto às 13 horas, com a mesa redonda 1, com o tema: Atualidades sobre Educação Bilíngue de Surdos. A primeira palestrante será Patrícia Rezende-Curione do INES, uma mulher branca de cabelos lisos e olhos castanhos, com batom e blusa na cor vermelha. A segunda convidada será Talita Nabas da SME de São Paulo e UFSCar, uma mulher branca de olhos castanhos usando óculos, cabelos lisos e loiros, com um casaco cinza. A mediação será realizada pelo Maurício Cruz do INES, homem branco, cabelo curto e ondulado e barba de cor preta, usa terno preto, camisa branca e gravata vermelha. Na parte inferior à esquerda uma espiral com quatro camadas pontilhadas na cor verde, descrição do canal @AVP-APP e o símbolo de acessível em Libras na cor azul e branca à direita. 

      • Mesa-Redonda II

         

        Card de fundo preto, no centro superior II ENCONTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SURDOS – ENFPS. Com o logotipo do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e semicírculos pontilhados em verde à direita, e o símbolo do Grupo de Pesquisa Formação de Professores (de) Surdos (GPFPS) à esquerda. Entre as duas imagens está escrita a temática do evento “Política (Pluri)Linguística na Educação de Surdos. Data 23 de agosto às 13 horas, com a mesa redonda 2, com o tema: Diversidade na Educação de Surdos. A primeira palestrante será Nanci Bento da UFBA, mulher negra, cabelos crespos na altura do ombro, óculos e brincos grandes, batom da cor vermelha, usando uma blusa preta rendada, a segunda convidada será Beth Lemos do INES-NEpMS, mulher branca de cabelos lisos e curtos, óculos azul e camisa da cor preta. A mediação será conduzida pela Aline Lage do INES, mulher negra, de cabelos cacheados na cor preta, usando jaqueta jeans e blusa preta. Na parte inferior à esquerda uma espiral com quatro camadas pontilhadas na cor verde, descrição do canal @AVP-APP e o símbolo de acessível em Libras na cor azul e branca à direita.

        • Comissão Científica