Acervo de produções associadas à tese Professores Surdos na Casa dos Surdos


Quando pesquisamos precisamos exercitar o foco no objeto de pesquisa, no meu caso, os professores surdos do INES. Porém, vários temas importantes surgem quando entramos em contato com fontes bibliográficas e documentais que tem algum relação com o tema.

Os artigos e demais produções neste glossário são fruto da pesquisa de tese e representam uma maneira de avançar na reflexão, terminada a tarefa do doutoramento.

Navegar usando este índice

Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos

B

Bilinguismo e Educação: práticas pedagógicas e formação de professor

Revista Espaço, 2015.

Bilinguismo e Educação: práticas pedagógicas e formação de professor

Resumo: As políticas educacionais voltadas para o alunado público-alvo da educação especial priorizam a inclusão escolar. Este artigo polemiza tanto o conceito de inclusão como o de bilinguismo para surdos, com as tensões existentes intrínsecas a esse tema. Como sujeitos que vivem em diferentes contextos sóciohistóricos e culturais, suas necessidades educacionais, linguísticas e sociais sãodistintas. Serão discutidos os múltiplossentidos de bilinguismo e como eles repercutem na formação de sujeitos surdos. Em seguida será apresentada a proposta de formação de pedagogos no Curso Bilíngue de Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), de Ensino Superior, surdos e ouvintes. Será narrada a experiência docente singular com os graduandos surdos. Finalmente, será apresentada a proposta de práticas pedagógicas inclusivas voltadas para o atendimento educacional especializado, adotadas em uma rede pública municipal do Estado do Rio de Janeiro.

PALAVRAS-CHAVE: Bilinguismo. Surdez. Formação de Professores. Prática Pedagógica Bilíngue. Inclusão de Surdos.