Congressos de Educação de Surdos
A maioria dos pesquisadores sobre educação de surdos referem-se ao Congresso de Milão. Entretanto, outros eventos organizados por professores de surdos ocorreram antes e depois de Milão, constituindo-se em fontes riquíssimas para se discutir não só as questões metodológicas acerca da educação de surdos, mas também a forma como os surdos eram compreendidos, o contexto social que os envolvia, as disputas de interesses, as práticas pedagógicas, os materiais utilizados, as personalidades de referência que marcaram época.
Neste glossário você irá encontrar o texto dos documentos e atas oficiais dos congressos organizados por professores e também alguns artigos, dissertações e teses que discutem os congressos, particularmente, o de Milão.
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Atas Oficiais de Milão - Pasquale Fornari em italiano (1880) | |||
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Quando se lê as versões italiana e francesa é possível perceber algumas omissões ou acréscimos. Trata-se de um exercício fascinante... | |||
Congresso Universal para o melhoramento do destino dos surdos-mudos (1878) | |||
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Dado em Paris, de 23 a 30 de setembro de 1878, o "Congresso Universal para o melhoramento do destino dos surdos-mudos" foi uma seção dentro do "Congresso Universal para o melhoramento do destino dos cegos". Os professores de surdos solicitaram participar do evento de professores de cegos por ocasião da Exposição Univesal de Paris. | |||
Primeiro Congresso Nacional para o melhoramento das condições dos surdos-mudos (1879) | |||
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Traduzimos o texto do Congresso Nacional de Lyon e fizemos uma breve introdução ao mesmo. Qual a importância desse congresso nacional? Lyon nos ajuda a perceber a organização do Congresso de Milão (1880) e mostra que a tendência da França era a de manter os sinais na educação de surdos, mesmo que na condição de auxílio, para a oralização. Acesse aqui: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/93873 | |||
Relatório de Adolphe Franck (1980) | |||
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O filósofo Adolphe Franck participa do Congresso de Milão na condição de representante do Ministério do Interior e de Assuntos Religiosos. Franck no passado sugeriu que o método oral puro não tinha comprovada eficácia e deveria ser colocado em "quarentena", todavia, em Milão ele se converte ao oralismo. A leitura de seu relatório nos possibilita compreender Milão desde o horizonte de um representante oficial que se manifesta a partir daí como defensor da nova metodologia. Isso terá sérias consequências pois os institutos de educação de surdos ainda permaneciam sob jurisdição do Ministério do Interior e não do Ministério da Instrução Pública. | |||
Relatório de Edmund Treibel (1880) | |||
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Edmund Treibel, doutor em Teologia, elabora um relatório sobre o Congresso de Milão, facultando-nos suas impressões bem como os motivos da pouca participação dos educadores alemães no evento. | |||
Relatório de Ernest La Rochelle ao Sr. Eugène Pereire (1980) | |||
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Ernest La Rochelle participa do Congresso de Milão na condição de representante da Sociedade Pereire. Eugène Pereire bisneto de Jacob-Rodrigues Pereire faz forte investimento no evento ao patrocinar as despesas com passagens dos Irmãos de São Gabriel. Num texto conciso, La Rochelle nos permite compreender as discussões de Milão. | |||
Terceiro Congresso para o melhoramento do destino do surdos-mudos (1883) | |||
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De 13 a 18 de outubro de 1883, na cidade de Bruxelas, ocorreu o "Terceiro Congresso para o melhoramento do destino do surdos-mudos". Tal evento na Bélgica tinha o claro objetivo de avaliar a implementação das decisões tomadas em Milão. | |||
A invenção da educação de surdos | |||
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Tese de Leandro Calbente Câmara que trata sobre educação de surdos na França de meados do século XVIII e XIX, considerando os vínculos entre escolarização e governo dos surdos. | |||
Congresso de Paris (1900) - Seção dos ouvintes | |||
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Dissertação de mestrado de Renato Celestino Guedes que aborda o debate entre caridade e ensino na Seção de ouvintes do Congresso de Paris (1900) e seus desdobramentos no Brasil. | |||