PRODUÇÕES DA PESQUISA


Apresentamos as publicações, vídeos e demais produções que representam resultados da pesquisa.


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Projeto de Pesquisa 2019-2020

Projeto de Pesquisa submetido ao Departamento de Ensino Superior (DESU-INES) e executado de 2019 a 2020.

PROFESSORES SURDOS DO ENSINO PROFISSIONAL DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS

RESUMO

Este projeto pretende levantar dados sobre a atuação dos professores surdos do ensino profissional oferecido pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES. Os objetivos específicos são: identificar documentos relacionados com o ensino profissional oferecido pelo INES; localizar bancos de dados que possam concentrar dados referentes ao ensino profissional do INES; buscar documentos que registrem a atuação dos professores surdos do ensino profissional do INES; identificar, organizar e mapear instituições de ensino profissional nas quais surdos tenham atuado como professores; revisar sistematicamente a literatura sobre a atuação de surdos como professores no ensino profissional. Na pesquisa documental e bibliográfica, delineada como estudo de cunho qualitativo utilizaremos pesquisa bibliográfica e documental para produção e análise dos dados. Tal proposta é relevante devido aos aspectos históricos, culturais, educacionais envolvidos e porque pretende ampliar os conhecimentos acerca do tema.

Palavras-chave: Professores surdos; Ensino profissional; INES; Oficinas profissionalizantes.




Projeto de Pesquisa (2021)

Projeto de Pesquisa Submetido ao Departamento de Desenvolvimento Humano, Científico e Tecnológico (DDHCT-INES) em 2021

PROFESSORES SURDOS DO ENSINO PROFISSIONAL DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (2021)

PARTE I: Brasil Império

Equipe: Prof.ª Dr.ª Aline Lima da Silveira Lage e Graduanda DESU-INES Altair Fátima Bezerra de Santana (voluntária)

RESUMO

 Esta investigação integra as ações Grupo de Pesquisa Formação de Professores (de) Surdos (GPFPS), sediado no INES, composto por profissionais e estudantes do INES, ISERJ, FAETEC, PUC-Rio, UFBA, UFF, UFRJ, com experiência na educação de surdos e/ou na formação de seus professores, fomenta pesquisas sobre a formação e a atuação de professores (de) surdos na educação brasileira. No período de 2019-2020, buscamos levantar dados sobre a atuação dos professores surdos do ensino profissional oferecido pelo INES. O estudo de características qualitativas considerou dados numéricos, utilizou pesquisas bibliográfica e documental para produção e análise dos dados. Após avaliação dos resultados da pesquisa, as principais constatações e as questões que permaneceram em aberto apontaram para a continuidade da mesma. Esta nova pesquisa deve aprofundar o estudo das fontes documentais e bibliográficas localizadas na etapa anterior (2019-2020) e procurar elucidar as suas principais lacunas. O objetivo geral é compreender o ensino profissional oferecido pelo Instituto de surdos brasileiro no período imperial, buscando identificar a atuação de professores surdos.

Palavras-chave: Professores surdos; Ensino profissional; INES; História da Educação; Oficinas profissionalizantes.