Congressos de Educação de Surdos
A maioria dos pesquisadores sobre educação de surdos referem-se ao Congresso de Milão. Entretanto, outros eventos organizados por professores de surdos ocorreram antes e depois de Milão, constituindo-se em fontes riquíssimas para se discutir não só as questões metodológicas acerca da educação de surdos, mas também a forma como os surdos eram compreendidos, o contexto social que os envolvia, as disputas de interesses, as práticas pedagógicas, os materiais utilizados, as personalidades de referência que marcaram época.
Neste glossário você irá encontrar o texto dos documentos e atas oficiais dos congressos organizados por professores e também alguns artigos, dissertações e teses que discutem os congressos, particularmente, o de Milão.
Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos
R |
---|
Relatório de Edmund Treibel (1880) | |||
---|---|---|---|
Edmund Treibel, doutor em Teologia, elabora um relatório sobre o Congresso de Milão, facultando-nos suas impressões bem como os motivos da pouca participação dos educadores alemães no evento. | |||
Relatório de Ernest La Rochelle ao Sr. Eugène Pereire (1980) | |||
---|---|---|---|
Ernest La Rochelle participa do Congresso de Milão na condição de representante da Sociedade Pereire. Eugène Pereire bisneto de Jacob-Rodrigues Pereire faz forte investimento no evento ao patrocinar as despesas com passagens dos Irmãos de São Gabriel. Num texto conciso, La Rochelle nos permite compreender as discussões de Milão. | |||