Congressos de Educação de Surdos
A maioria dos pesquisadores sobre educação de surdos referem-se ao Congresso de Milão. Entretanto, outros eventos organizados por professores de surdos ocorreram antes e depois de Milão, constituindo-se em fontes riquíssimas para se discutir não só as questões metodológicas acerca da educação de surdos, mas também a forma como os surdos eram compreendidos, o contexto social que os envolvia, as disputas de interesses, as práticas pedagógicas, os materiais utilizados, as personalidades de referência que marcaram época.
Neste glossário você irá encontrar o texto dos documentos e atas oficiais dos congressos organizados por professores e também alguns artigos, dissertações e teses que discutem os congressos, particularmente, o de Milão.
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Congresso de Paris (1900) - Seção dos ouvintes | |||
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Dissertação de mestrado de Renato Celestino Guedes que aborda o debate entre caridade e ensino na Seção de ouvintes do Congresso de Paris (1900) e seus desdobramentos no Brasil. | |||
Congressos de Milão e Paris (1900) Seção de ouvintes- Dissertação | |||
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Dissertação de mestrado de Clarissa Fernandes das Dores. A partir dos dois documentos de congressos traduzidos pelo INES (MIlão e Paris - 1900 Seção dos ouvintes) e uma série de outros documentos, a pesquisadora discute o processo de normalização para a oralidade. | |||