COINES 2024 - MINICURSO ATUAÇÃO DO ASSISTENTE DE ALUNOS COM CRIANÇAS SURDAS ATÍPICAS


7. A Surdez associada a deficiências múltiplas e outros transtornos (Nós questionamos esse título)


Atuação do Assistente Educacional de Surdos com Desenvolvimento Atípico


O minicurso pretende debater a importância da atuação do assistente educacional para apoiar a formação de crianças surdas que têm desenvolvimento atípico. O profissional em tela nesta proposta cumpre várias funções na escola, entre elas: junto aos professores auxilia nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, atua nas unidades didático-pedagógicas com os materiais necessários e execução de suas atividades; junto aos alunos orienta na disciplina, no lazer, na segurança, na saúde, com a pontualidade e na higiene, assiste os alunos em atividades extracurriculares tais como passeios e visitas, pode acompanhar à assistência médica e odontológica emergenciais, bem como realizar acompanhamento em residência, quando couber. Para atingir o objetivo, o minicurso iniciará esclarecendo o conceito de desenvolvimento atípico de maneira que se desafie a concepção de que as diferenças apresentadas pelas pessoas surdas com desenvolvimento atípico sejam consideradas comprometimentos para o desenvolvimento. Para tanto, baseamo-nos nas pesquisas de Lev Vigostki, cuja abordagem valoriza a surdez bem como outras qualidades que evidenciam a heterogeneidade humana (Tunes, 2017). O autor nos possibilitou a crítica às concepções sobre os homens mais preocupadas em os medir do que os identificar e os descrever. As diferentes ciências que difundiram teorias racistas e discriminatórias admitiam que existiria, naturalmente, seres humanos superiores e inferiores, desenvolvendo “instrumentos cada vez mais sofisticados que permitissem distinguir os ‘melhores’ dos ‘piores’” (Tunes, 2017, p. 78). As pessoas surdas já sofrem preconceitos, surdos com desenvolvimento ainda menos típico, menos comum, enfrentam segregações adicionais. Os transtornos para que possam desenvolver suas potencialidades são produzidos em sociedade e não pelas suas qualidades, pois costuma ser vistos como menos capazes. A seguir, abordaremos as responsabilidades do assistente educacional, contextualizando para o acompanhamento de alunos surdos com desenvolvimento atípico. Por meio de estudo de casos, pretendemos engajar os participantes na avaliação crítica, esclarecendo que, não sendo possível a difusão de modelos de  procedimento é preciso investir na formação constante dos educadores de surdos para a qual é também imprescindível a parceria com os familiares.

Público-alvo: estudantes e profissionais da educação, preferencialmente surdos.

Metodologia: 1. Esclarecer os cursistas sobre a concepção de Vigotski sobre

desenvolvimento atípico; 2. Debater sobre as responsabilidades do assistente educacional,

contextualizando para o acompanhamento de alunos surdos com desenvolvimento

atípico; 3. Apresentar casos fictícios, que serão elaborados com base na experiência dos

proponentes, para debate com os cursistas.

Referências

TUNES, E. A Defectologia de Vigotski - uma contribuição inédita e revolucionária no campo da educação e da psicologia. In: Veresk – Cadernos Acadêmicos Internacionais Estudos sobre a perspectiva histórico-cultural de Vigotski. Brasília: UniCEUB, 2017, p. 75-84.

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Livro de Vigotski para baixar


"(...) A tradução do livro “Obras Completas – Tomo Cinco: Fundamentos da Defectologia” com textos do autor Lev Semionovich Vigotski. A tradução foi realizada pelo Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE) da UNIOESTE e a revisão da tradução foi feita por Guillermo Arias Beatón.

ACESSO PARA BAIXAR O LIVRO

https://editora.unioeste.br/index.php?route=product/product&product_id=186


CAPA LARANJA COM O NOME DO LIVRO ESCRITO


Compuseram a Equipe do PEE Alfredo Roberto de Carvalho (in memoriam), Dorisvaldo Rodrigues da Silva, Elisabeth Rossetto, Enio Rodrigues da Rosa, Ivã José de Pádua, Jane Peruzo Iacono, Jomar Vieira da Rocha (in memoriam), José Roberto Carvalho, Lana Mara Gomes, Loraine Alcantara, Lucia Terezinha Zanato Tureck, Luzia Alves da Silva, Patricia da Silva Zanetti, Vandiana Borba Wilhelm e Vera Lucia Ruiz Rodrigues da Silva.

Os trabalhos de Vigotski publicados neste livro constituem a base teórica essencial do desenvolvimento da pedagogia especial científica. Vigotski, a partir de uma sistematização ampla e profunda dos trabalhos de autores como Stern, Adler, Pavlov, Bejterev, Werner, Biriliev, Troshin e outros muitos, conseguiu reunir o mais positivo e progressista de tudo o que se escreveu no princípio deste século acerca de crianças com deficiência e sua educação. Do mesmo modo, elaborou uma orientação psicológica do processo de educação dessas crianças que, em nossos dias e, sem dúvida, no futuro, manterá sua vigência (Divulgação em https://ifpr.edu.br/paranagua/l-s-vigotski-obras-completas-tomo-cinco-fundamentos-da-defectologia-e-publicado/


R

Registro Fotográfico

Treze pessoas perfiladas para foto na sala do minicurso. Piso claro, paredes claras,


S

Slides sobre atuação de assistente de alunos

ATUAÇÃO DO ASSISTENTE DE ALUNOS JUNTO A SURDOS COM DESENVOLVIMENTO ATÍPICO



Sobre Estudos de Defectologia de Vigotski

As pessoas surdas já sofrem preconceitos, surdos com desenvolvimento ainda menos típico, menos comum, enfrentam segregações adicionais