A Formação de Professores de Surdos no INES: Qual o Seu Lugar na História da Educação Brasileira?
Aline Lima da Silveira Lage - INES
Maurício Rocha Cruz - INES
INTRODUÇÃO: Neste texto visitamos as principais propostas de formação de professores
de surdos no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) nos séculos
XIX, XX e XXI e as posicionamos entre as tendências gerais da educação de
surdos no Brasil, refletindo sobre seu lugar na história da educação. Para tal,
levantamos dados em diferentes bases, como a Biblioteca Nacional Digital e o
Acervo do Instituto, os quais revelaram relatórios de gestão, grades curriculares,
propostas de cursos de formação, entre outros documentos.
A literatura sobre o tema, em especial aquela que contextualiza os
períodos em que tais experiências foram realizadas, resgata um pouco
da trajetória institucional e suas contribuições para a área de formação de
professores de surdos. Podemos reconhecer como eram a formação, o ingresso
de professores, bem como a relação entre as mesmas e o ensino das línguas.
Destacamos o protagonismo institucional do INES e de seus
trabalhadores na proposição e implementação de experiências formativas para
suprir as demandas da população de surdos em situação de escolarização.
Compreendemos que as histórias que este percurso retoma devem ser
partilhadas, apropriadas e problematizadas por todos.
Versão em Libras da Introdução
Palavras-chave: Formação de professores; surdez; INES; História da Educação.
LAGE, A.L. da S.; CRUZ, M.R.
A formação de professores de surdos no INES: qual o seu lugar na História da
Educação brasileira? In: ECAR, A.L.; BARROS, S.A.P. de (Orgs.) História da Educação, formação docente e a relação
teoria-prática. São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo,
2021, p. 210-230.