2021 A Formação de Professores de Surdos no INES

A Formação de Professores de Surdos no INES: Qual o Seu Lugar na História da Educação Brasileira?

Aline Lima da Silveira Lage - INES

Maurício Rocha Cruz - INES

INTRODUÇÃO:  Neste texto visitamos as principais propostas de formação de professores de surdos no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) nos séculos XIX, XX e XXI e as posicionamos entre as tendências gerais da educação de surdos no Brasil, refletindo sobre seu lugar na história da educação. Para tal, levantamos dados em diferentes bases, como a Biblioteca Nacional Digital e o Acervo do Instituto, os quais revelaram relatórios de gestão, grades curriculares, propostas de cursos de formação, entre outros documentos. A literatura sobre o tema, em especial aquela que contextualiza os períodos em que tais experiências foram realizadas, resgata um pouco da trajetória institucional e suas contribuições para a área de formação de professores de surdos. Podemos reconhecer como eram a formação, o ingresso de professores, bem como a relação entre as mesmas e o ensino das línguas. Destacamos o protagonismo institucional do INES e de seus trabalhadores na proposição e implementação de experiências formativas para suprir as demandas da população de surdos em situação de escolarização. Compreendemos que as histórias que este percurso retoma devem ser partilhadas, apropriadas e problematizadas por todos.

Versão em Libras da Introdução


Palavras-chave: Formação de professores; surdez; INES; História da Educação.

http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/757

Capa do livro. Título escrito em amarelo sobre fundo azul escuro. Imagem de árvore com quadro negro e cadeiras enfileiradas

LAGE, A.L. da S.; CRUZ, M.R. A formação de professores de surdos no INES: qual o seu lugar na História da Educação brasileira? In: ECAR, A.L.; BARROS, S.A.P. de (Orgs.) História da Educação, formação docente e a relação teoria-prática. São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2021, p. 210-230.



» PUBLICAÇÕES DA PROFESSORA ALINE LAGE