2018 Por um debate democrático: políticas de saúde e educação intervenientes na subjetividade de pessoas surdas

Por um debate democrático: políticas de saúde e educação intervenientes na subjetividade de pessoas surdas 

Aline Lima da Silveira Lage 

Celeste Azulay Kelman

Introdução: 

Introdução

As pessoas surdas têm sido alvo de muita atenção dos sistemas públicos de saúde e educacional. No entanto, interrogamos se tais ações têm sido organizadas visando ao seu desenvolvimento pleno. Por um lado, a língua de sinais tem ficado mais visível na sociedade, inserida nas escolas, especialmente nas escolas bilíngues para surdos, propostas a partir do Plano Nacional de Educação (Lei nº 13005/2014). Paralelamente, há também uma expansão da formação de professores bilíngues e tradutores. Por outro lado, há o incremento da cirurgia de implante coclear sem o incentivo de crianças surdas à aquisição de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Portanto, testemunhamos um contexto conturbado no que tange a valorização e o real reconhecimento da Libras.

Orientadas por Bruner (2001) que enfatiza uma abordagem cultural aos contextos pesquisados, indagamos: Qual a relação entre as atuais políticas públicas de saúde e educação voltadas para surdos? Em que medida expressam visões sobre a natureza da(s) mente(s) e das subjetividades dos surdos e da(s) cultura(s) na educação brasileira? O que seriam entendidas como “vidas boas, úteis ou válidas” – provocações de Bruner (2001) ao debater cultura, mente e educação (p. 24) - nas formas como a surdez é pensada na contemporaneidade?

Buscamos contribuir para os debates sobre Educação Inclusiva compartilhando esses questionamentos. Destacamos que eles revelam diferentes formas de compreender a surdez como um fenômeno humano particular. Por isso, esse artigo será construído em duas etapas: a primeira trará um caminho argumentativo contrário ao entendimento da surdez como uma experiência subjetiva em que falta algo. Em segundo lugar, ao descrever as políticas de saúde e educação recentes no país enfatizaremos o impacto das mesmas no desenvolvimento global das pessoas surdas.

Capa do livro: SURDEZ:<br> comunicação, educação e inclusão

Livro Impresso https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/33553-surdezbr-comunicacao-educacao-e-inclusao

LAGE, Aline Lima da Silveira; KELMAN, C. A. . Por um debate democrático: políticas de saúde e educação intervenientes na subjetividade de pessoas surdas. In: Celeste Azulay Kelman; Thabata Fonseca de Oliveira; Simone Almeida. (Org.). Surdez: comunicação, educação e inclusão. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2018, v. 1, p. 47-64.

 



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