2015 Bilinguismo e Educação: práticas pedagógicas e formação de professores

Bilinguismo e Educação: práticas pedagógicas e formação de professores

Celeste Azulay Kelman

Aline Lima da Silveira Lage

Simone D’Avila Almeida

RESUMO

As políticas educacionais voltadas para o alunado público-alvo da educação especial priorizam a inclusão escolar. Este artigo polemiza tanto o conceito de inclusão como o de bilinguismo para surdos, com as tensões existentes intrínsecas a esse tema. Como sujeitos que vivem em diferentes contextos sócio-históricos e culturais, suas necessidades educacionais, linguísticas e sociais são distintas. Serão discutidos os múltiplos sentidos de bilinguismo e como eles repercutem na formação de sujeitos surdos. Em seguida será apresentada a proposta de formação de pedagogos no Curso Bilíngue de Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), de Ensino Superior, surdos e ouvintes. Será narrada a experiência docente singular com os graduandos surdos. Finalmente, será apresentada a proposta de práticas pedagógicas inclusivas voltadas para o atendimento educacional especializado, adotadas em uma rede pública municipal do Estado do Rio de Janeiro.

KELMAN, C.A.; LAGE, A.L.S.; ALMEIDA, S.D. Bilinguismo e Educação: práticas pedagógicas e formação de professores. Revista Espaço, v.44, p. 19-145, 2015.


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