2019 Medicalização e Educação de Surdos: o Caso do INES por Professores e Alunos

Medicalização e Educação de Surdos: o Caso do INES por Professores e Alunos

Aline Lima da Silveira Lage

Celeste Azulay Kelman

Resumo: O processo de medicalização da surdez tem na educação um campo rico de discursos e práticas. Apresentamos narrativas de professores e alunos do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) nas quais percebemos a medicalização sendo operada. Trata-se de um recorte da pesquisa para tese em Educação que procurou compreender a inserção de surdos como professores no INES. No estudo de caso entrevistamos professores dos quadros de servidores ativos e aposentados, alunos, e realizamos pesquisas bibliográfica e documental. Esclarecemos como compreendemos a medicalização da surdez nas propostas de formação, destacando como se manifestou no INES posteriormente. Recusar a medicalização na surdez significa não impor padrões aos surdos.

Palavras chave: Educação de surdos. Medicalização. Narrativas.

LAGE, A.L da S.; KELMAN, C.A. Medicalização e educação de surdos: o caso do INES por professores e alunos. Práxis Educacional, v. 15, n. 36, p. 19-42, dez. 2019.


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