2020 Método Fônico e medicalização: Pela Heterogeneidade dos Surdos e da Educação

Método Fônico e Medicalização: pela Heterogeneidade dos Surdos e da Educação

Aline Lima da Silveira Lage

Desirée De Vit Begrow - Professora do Departamento de Fonoaudiologia UFBA 

Elaine Cristina de Oliveira - Professora do Departamento de Fonoaudiologia da UFBA 

 RESUMO: Neste artigo objetivamos discutir o caráter medicalizante da proposta de alfabetização para pessoas surdas, especialmente quando baseada em perspectivas fônicas, presentes na Política Nacional de Alfabetização (PNA). A análise que fizemos do documento nos possibilitou observar a recomendação velada de um método para ensinar crianças a ler e escrever, inclusive as surdas. A defesa da PNA de que a abordagem metodológica pautada na instrução fônica e na consciência fonológica é superior a qualquer outra e deve ser tomada como princípio na fase inicial da alfabetização é medicalizante porque reduz a complexidade do processo de alfabetização e desconsidera a heterogeneidade que marca as diferentes formas de aprender tanto da criança ouvinte quanto da criança surda. Afirmamos ainda que qualquer proposta política com base democrática precisa considerar a pluralidade de estudos científicos realizados sobre alfabetização até o momento, e ainda, levar em conta a diversidade cultural, social, econômica e política que determina os diferentes atores envolvidos na alfabetização (professores, alunos e escolas). Por fim, destacamos que uma política que se propõe inclusiva precisa reconhecer os diferentes modos de ser e aprender das crianças surdas, suas possibilidades linguísticas e sua diversidade cultural.

 Palavras-chave: Política Nacional de Alfabetização; Medicalização; Surdez; Método fônico.

LAGE, A. L. DA S.; BEGROW, D. D. V.; OLIVEIRA, E. C. DE. MÉTODO FÔNICO E MEDICALIZAÇÃO: Pela Heterogeneidade dos Surdos e da Educação. movimento-revista de educação , v. 7, n. 15, 23 dez. 2020.

Tradutor Intérprete de Libras/Língua Portuguesa: Álon Maurício da Silva Silva

https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/42941/27682


» PUBLICAÇÕES DA PROFESSORA ALINE LAGE