Levantamento Bibliográfico 2019 Ensino Profissional & Surdos 2018 COSTA

Mãos tecendo histórias de vida : memórias dos surdos sergipanos egressos do Instituto Nacional de Educação de Surdos (1944-1979), Tese em Educação defendida na UFS em 2018 por Edivaldo da Silva COSTA

Foi a pesquisa que mais citou as oficinas profissionalizantes e em anexo (p. 210) lista e descreve tecnicamente as oficinas profissionalizantes oferecidas pelo INES.

"Esta tese integra as produções do campo da História da Educação Especial e da historiografia de Sergipe, tendo como fundamentação teórico-metodológica os pressupostos da História Cultural. Versou sobre o tema da educação dos surdos sergipanos no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), primeira escola do Brasil, especializada para pessoas surdas, destinada a instruir, a educar e a profissionalizar essa população, delimitando como objeto de estudo suas histórias de vida. O objetivo geral foi descrever a trajetória de vida escolar e profissional de todos os surdos sergipanos que estudaram no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) nas décadas de 1944 a 1979. Para tanto, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: a) verificar a influência do Instituto Nacional de Educação de Surdos na formação escolar e carreira profissional dos surdos sergipanos; b) mostrar os aspectos educacionais para surdos nas gestões de Ana Rimoli de Faria Dória e Marino Gomes Ferreira; c) apresentar as diferentes modalidades de comunicação e métodos de ensino para surdos; d) destacar as ações das políticas públicas da educação dos surdos nos Governos de Juscelino Kubitschek de Oliveira e Emílio Garrastazu Médici; e e) descrever as histórias de vida através da memória presente nas narrativas dos surdos sergipanos egressos do INES. Foram coletadas histórias de vida dos depoentes surdos que se formaram na Instituição e familiares. Período em que surgiram os primeiros movimentos efetivos em nível nacional para a escolarização do surdo brasileiro. Além das entrevistas, foram também analisadas fontes de natureza documental e iconográfica."


» ACERVO DA PESQUISA PROFESSORES SURDOS DO ENSINO PROFISSIONAL DO INES