2024 Breve história dos professores surdos: afirmar o coletivo em nós

Resumo:

"De que maneira a atuação de pessoas surdas como professores ao longo da História interpela os discursos acerca do respeito às diferenças na civilização ocidental?

Com base em Vigotski (TUNES, 2017), compreendemos que a surdez marca a variabilidade que é intrínseca ao fenômeno psicológico humano. Nessa heterogeneidade, há pessoas que captam os sons do ambiente de diversos modos (LAGE; BEGROW; OLIVEIRA, 2020). Usamos o termo surdos para nomear esse grupo diverso e plural, pois não cabem classificações ou normalizações. Respeitamos a autodenominação atentos aos fenômenos que a influenciam" (p. 55)

LAGE, Aline Lima da Silveira; CUZ, Maurício Rocha . Breve história dos professores surdos: afirmar o coletivo em nós.. In: Celeste Azulay Kelman; Mariana Gonçalves Ferreira de Castro; Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck. (Org.). Educação bilíngue de surdos: desafios e perspectivas. 1ed.Rio de Janeiro: WAC, 2024, v. 1, p. 55-76.

https://wakeditora.com.br/produto/educacao-bilingue-de-surdos-desafios-e-perspectivas/

Capa do livro roxa, com muitas mãos coloridas espalhadas



» PUBLICAÇÕES DA PROFESSORA ALINE LAGE