Integrantes do Grupo de Pesquisa

Pesquisadores:

Elizabeth Serra Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/2942070152785545

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001) e doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é pesquisadora associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e professor adjunto do Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Membro do grupo de Pesquisa: Acessibilidade e inclusão no campo da surdez. Experiência nas áreas da Educação e Políticas Públicas, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando ainda nos seguintes temas: juventude, educação e direitos humanos, Educação Popular, Educação em instituições não escolares.

Érica Esch Machado: http://lattes.cnpq.br/4993862232163989

Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2011). Graduou-se em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000), onde fez também o Mestrado (2003) na área de gestão e políticas públicas educacionais. É Professora Adjunta do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), da área de gestão escolar.

Luciana Torres: http://lattes.cnpq.br/2428952336678933

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2012), com bolsa-sanduíche na Universidade de Maryland, USA (2011), concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense. Graduada com Licenciatura em Letras pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Professora de Educação a Distância do Magistério Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (DESU/INES) RJ , participante de grupo de pesquisa na Universidade Federal Fluminense e no INES. Tem experiência na área de Educação, atuando como professora principalmente nos seguintes temas: gestão educacional, orientação educacional, supervisão educacional, história da educação, filosofia da educação, pós-graduação lato sensu, educação a distância, formação de professores, língua portuguesa e letramento e alfabetização.

Luis Gustavo Magro Dionysiohttp://lattes.cnpq.br/1080609484864653

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação no CEFET-RJ, mestre em Ensino de Ciências pelo IFRJ, especialista em Ensino de Ciências pelo IFRJ, especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes, graduado em Licenciatura em Química pela UFRJ, graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Internacional Signorelli e técnico em Alimentos pela ETFQ-RJ. Atuou como professor da rede particular e estadual do Rio de Janeiro, como conteudista no projeto Condigital - MEC/MCT junto à PUC-RJ na elaboração de objetos de aprendizagem virtuais, como professor de escola particular em Araguaína e como professor e coordenador do Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio do IFTO campus Araguaína. Atualmente é professor do Instituto Nacional de Educação de Surdos -INES e componente dos grupos de pesquisa: Novas Abordagens em Tecnologia e Educação (CEFET-RJ) e Acessibilidade e inclusão na educação de surdos, na linha de pesquisa: Uso das novas tecnologias na educação de surdos (INES). 

Marisa da Costa Gomes: http://lattes.cnpq.br/5997052931956750

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2004). Mestre em Ciências Biológicas com ênfase em Educação, Difusão e Gestão em Biociências pelo Instituto de Bioquímica Médica- UFRJ (2008). Possui doutorado pelo Programa de Educação, Difusão e Gestão em Biociências do Instituto de Bioquímica Médica- UFRJ (2014). Atua como Professora de Ensino de Ciências do Curso de Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

Renata Barbosa Dionysiohttp://lattes.cnpq.br/0437353005538116

Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Educação no CEFET-RJ pesquisando semiótica de imagens na Educação de Surdos.professora do Magistério superior no departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos e coordenadora do Núcleo de Educação Online (NEO). Investindo em pesquisas na área de Ensino de Ciências, Educação de Surdos, Semiótica da Imagem e Formação de professores na perspectiva Bilíngue. Fui professora da Universidade Federal do Tocantins, ministrando disciplinas relacionadas à Educação e Educação em Ciências. Mestre em Ensino de Ciências pelo IFRJ, com pesquisas em análise semiótica de objetos sonoros de matriz exclusiva para educação em Química. Especialista em Ensino de Ciências ( IFRJ) e em Supervisão e Administração Escolar (UCAM). Graduada em Licenciatura em Química (UFRJ) e Pedagogia (Universidade Internacional Signorelli). 

Ricardo Janoario: http://lattes.cnpq.br/1655114419238372

Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com bolsa sanduíche na Universidade do Texas (The University of Texas at Austin). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto dos Cursos de Pedagogia no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), nas modalidades, presencial e à distância. Coordenador do Grupo de Estudos Sobre Racismo e Surdez (GERES). Membro do Conselho Editorial Acadêmico da Editora Ayvu. Em seus estudos tem interesse nas seguintes áreas: discriminação racial, políticas públicas de promoção da equidade racial, formação de professores, pedagogos e gestores educacionais.

Tania Chalhub:  http://lattes.cnpq.br/6737749200665570 

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1982), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Social Work - University of Minnesota (1995). Atualmente é professor adjunto do Instituto Nacional de Educação de Surdos, coordenação do repositório digital do Instituto Nacional de Educação de Surdos, serviços técnicos especializados do Instituto Nacional de Educação de Surdos e serviços técnicos especializados do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em tecnologias na educação de surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação científica, tecnologias e acessibilidade informacional na educação de surdos, acesso livre à informação científica em repositórios e acessibilidade. 

Tiago da Silva Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/3322866418762363 

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), mestrado e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006 e 2011). Atuou como professor do ensino fundamental da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias e na graduação da Faculdade de Formação de Professores da FEBF - Uerj. Na rede de Duque de Caxias, também atuou desenvolvendo cursos on-line para a rede, como revisor, desenhista instrucional, professor-autor e mediador. Atualmente, é coordenador do curso on-line de Pedagogia, integrando a equipe do NEO (Núcleo de Educação Online) do Instituto Nacional de Educação de Surdos, após atuar como desenhista instrucional. Ainda exerce a função de professor adjunto de Ensino de Língua Portuguesa e Tecnologias da informação e comunicação, presencial e EAD, do Departamento de Ensino Superior da instituição. Sua formação mais recente é o Doutorado em Letras pela Puc-Rio, em que investigou as características do internetês, além de ressaltar a importância de seu estudo mais aprofundado para aproveitamento em diversas áreas de conhecimento, principalmente na educação. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase no tratamento da linguagem nas novas tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: internet, ensino, abreviaturas, escrita e léxico. Orienta há quatro anos trabalhos monográficos de pós-graduação em novas tecnologias aplicadas à educação pelo Laboratório de Novas Tecnologias, da UFF.

Bolsistas:

Dandara Ribeiro

Fabiana Dias Souza dos Santos: http://lattes.cnpq.br/0175800476772226


Última atualização: Monday, 25 May 2020, 09:46