Anais - Comunicação Assíncrona (17/06)


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O ENSINO PROFISSIONAL DO INES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO PERÍODO DO IMPÉRIO

por Grupo de Pesquisa Formação de Professores (de) Surdos - Wednesday, 16 Jun 2021, 21:28
 

O ENSINO PROFISSIONAL DO INES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO PERÍODO DO IMPÉRIO

Aline Lima da Silveira Lage (INES)

Altair Fátima Bezerra de Santana (INES)

Introdução: em investigação para tese em educação indagamos a inserção de professores surdos no INES e percebemos a necessidade de conhecer o Ensino Profissional realizado no Instituto (Lage, 2019). Por isso, realizamos, no período de 2019-2020, a pesquisa “Professores Surdos do Ensino Profissional do Instituto Nacional de Educação de Surdos”. Objetivo: este trabalho apresenta os resultados da pesquisa citada e disponibiliza suas produções. Metodologia: como pesquisa qualitativa, ancorada na abordagem histórico-cultural, avaliou a formação humana na relação entre o processo histórico de objetivação do gênero humano e a vida do indivíduo como um ser social (Saviani; Duarte, 2012). Com relação às referências metodológicas, como os dados envolveram aspectos históricos (Gil, 2009), realizamos pesquisa documental e bibliográfica e visamos ao conhecimento detalhado do objeto (Ivenicki; Canen, 2016). Pesquisamos documentos no Acervo do INES e nos acervos digitais do Center for Research Libraries (CRV) e da Biblioteca Nacional. Na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações revisamos a literatura. Resultados: após primeiros resultados, decidimos nos restringir ao Brasil Imperial, ampliando a atenção à administração e às concepções de formação do INES. Sobre ensino profissional, percebemos que desde a gestão de Edouard Huet estava proposto o ensino profissional, seguindo a tradição do Instituto de Paris. Na fundação do Instituto a equipe de formadores era restrita a Huet, à senhora Vassimon, e após a Catherine Brodbeck (a senhora Huet) e não sabemos se o setor profissional do currículo proposto foi implementado. O desenvolvimento desse ensino dependia de investimentos. Na gestão do diretor Tobias Leite houve tal incremento e os resultados surpreenderam. Após o Relatório Administrativo de 1876, percebemos no movimento das Oficinas Profissionalizantes que os produtos cobriam o custo, permitiram o acúmulo de recursos financeiros aos alunos egressos que atuaram nelas e deram retorno ao tesouro estatal. Em 1877, o diretor relacionou os resultados às capacidades dos surdos e à habilidade dos mestres. A revisão de literatura mostrou que poucos consideram o Ensino Profissional do INES ao abordar a história do segmento. Conclusões: necessário estudar as fontes documentais e bibliográficas identificadas sobre a História da Educação Profissional, sobre as cadeiras do ensino profissional e pesquisar sobre o período de Edouard Huet. Por isso apresentamos uma nova pesquisa.

Palavras-chave: Professores surdos; Ensino profissional; INES; Oficinas profissionalizantes.

Referências Bibliográficas

GIL, Antonio. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2009.

IVENICKI, Ana; CANEN, Alberto. Metodologia da Pesquisa: rompendo fronteiras curriculares. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2016.

LAGE, Aline Lima da Silveira. Professores Surdos na Casa dos Surdos: “Demorou muito, mas voltaram”. 2019. 514 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton. Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

VIGOTSKI, Lev. Fundamentos de Defectologia. Madrid, España: Visor, 1997.

MATERIAIS COMPLEMENTARES

1. RELATÓRIOS ADMINISTRATIVOS DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS DE 1856 A 1889 PRESENTES NO CRL E NA BIBLIOTECA NACIONAL DIGITAL

Resultado parcial do levantamento documental realizado na pesquisa Professores Surdos do Ensino Profissional do Instituto Nacional de Educação de Surdos 

coordenada pela Prof.ª Dr.ª Aline Lima da Silveira Lage e participação das Alunas Bolsistas de Iniciação Científica do INES Rosiane Flauzino Jardim da Silva e Altair Fátima Bezerra de Santana. Ação do Grupo de Pesquisa Formação de Professores (de) Surdos (GPFPS)

Acesso por: https://www.avp.pro.br/mod/glossary/showentry.php?eid=601

2. Relatório Final da Pesquisa Professores Surdos do Ensino Profissional do Instituto Nacional de Educação de Surdos (2019-2020) 

O ENSINO PROFISSIONAL DO INES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA:

Como desafiar a invisibilidade?

Parte I: Brasil Império

 Aline Lage                                      Rosiane Flauzino                                        Fátima Santana

Para acesso do Relatório Completo em Língua Portuguesa: https://www.avp.pro.br/mod/glossary/showentry.php?eid=787

Resumo em Libras


INTRODUÇÃO

 

Síntese em Libras dos Capítulos

1. Como nos organizamos: métodos, procedimentos e equipe


 2. Em busca dos dados sobre Professores Surdos do Ensino Profissional do INES

2.1 Acervos do INES, CRL e Biblioteca Nacional Digital

2.2 Outros acervos

2.3 Pesquisa bibliográfica: o INES nos estudos sobre Ensino Profissional no Brasil


 3. O que soubemos sobre Ensino Profissional do INES


 4. Conclusão da pesquisa: avaliando o alcance dos resultados





 

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O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LETRAS-LIBRAS NO CAp-UFRJ EM TEMPOS DE PANDEMIA

por Grupo de Pesquisa Formação de Professores (de) Surdos - Wednesday, 16 Jun 2021, 21:18
 

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LETRAS-LIBRAS NO CAp-UFRJ EM TEMPOS DE PANDEMIA

Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck (UFRJ)

Thais da Costa Motta Rocha (CAp-UFRJ)

Thayná Marracho Marques (CAp-UFRJ)


Este artigo comunica a experiência de articulação da Faculdade de Letras e do Colégio de Aplicação da UFRJ para o estágio supervisionado em Letras-Libras durante a pandemia. Tal parceria se deu a partir da realização do curso “Aprendendo Libras no CAp-UFRJ”, o qual foi planejado e executado pelos licenciandos da Prática de Ensino de Libras, e coordenado pelas docentes das instituições. O projeto tem se mostrado um importante espaço tempo de formação de professores. Introdução: O curso de licenciatura em Letras-Libras da UFRJ tem o objetivo de formar professores com embasamento pedagógico e conhecimentos de metodologias de ensino de Libras como primeira e segunda língua, com conhecimentos de teorias linguísticas e literárias (RAZUCK, 2019). O currículo do curso atende aos princípios básicos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica e possui  400 horas de estágio supervisionado. Um dos objetivos do Estágio é possibilitar a inserção orientada no meio profissional, contribuindo com o fazer profissional do futuro professor. O intuito é desenvolver um olhar crítico sobre o cotidiano escolar de modo que essa prática se torne constante por ocasião do seu exercício profissional (LIMA, 1995). Objetivos: Relatar como a disciplina de Prática de Ensino de Libras vem sendo trabalhada de forma remota durante a pandemia. Metodologia: O curso foi ministrado por 7 licenciandos surdos e ouvintes. Ofertado à comunidade do CAp-UFRJ, o mesmo foi realizado em 5 encontros remotos e contou com 20 participantes. Resultados e Discussões: O formato remoto exigiu a criação de estratégias pedagógicas diferenciadas. Foi evidente o envolvimento dos licenciandos na oferta de uma proposta de qualidade. Considerações Finais: Apesar do contexto pandêmico, entendemos que a alternativa encontrada se mostrou relevante para o processo de formação de professores, tendo sido bem avaliada pelos participantes do curso.

Palavras-chave: Estágio remoto; Licenciatura em Letras-Libras; Formação de Professores; Inclusão.

Referências Bibliográficas

LIMA, M. S. L. O Estágio Supervisionado como elemento mediador entre a formação inicial do professor e a educação continuada. (Dissertação de Mestrado), Fortaleza: Faculdade de Educação da UFCE, 1995.

RAZUCK, R. C. S. R. O curso de Letras-Libras da UFRJ e seus estágios supervisionados: a ação e reflexão na formação de professores. Educação, Cultura e Sociedade, v. 9, p. 68-80, 2019.


 

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O USO DE MATERIAIS VISUAIS NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO L2

por Grupo de Pesquisa Formação de Professores (de) Surdos - Thursday, 17 Jun 2021, 13:20
 

O USO DE MATERIAIS VISUAIS NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO L2

Talita Nabas (SME-SP)


Este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre a importância das metodologias e práticas que atendam às singularidades linguísticas dos alunos surdos. Busca-se por meio das observações, das vivências e das práticas de ensino desenvolvidas pelo professor surdo, a apresentação das análises dos resultados da pesquisa realizada, elencando as estratégias de ensino, as metodologias visuais e os recursos tecnológicos utilizados pelo professor surdo durante o período de ensino da língua portuguesa como segunda língua (L2) no formato híbrido (aulas remotas e aulas presenciais) com alunos surdos de uma escola bilíngue no município de São Paulo. As análises se fundamentaram em planos de aulas desenvolvidos em sala de aula, nas sequências didáticas voltadas ao ensino de língua portuguesa como segunda língua, nos registros de recursos visuais, objetivando trazer resultados e discussões sobre as dificuldades, os desafios e os avanços que podem ser alcançados quando se valoriza as práticas pedagógicas e os novos recursos visuais desenvolvidos pelo professor surdo. Foi realizada também uma pesquisa bibliográfica dos referenciais teóricos que discutem sobre as diferenças das metodologias visuais, o ensino de leitura e escrita de português como segunda língua para surdos, sobre as concepções de educação bilíngue, nos baseamos em Pereira (2009), Ribeiro (2015), Slomski (2019) e Machado (2013). 

Palavras-chave: metodologias visuais, professor surdo, ensino de língua portuguesa como L2, ensino bilíngue 

Referências Bibliográficas 

MACHADO, L. M. da C. Educação Bilíngue em foco: desafios para a inclusão do sujeito surdo. São Carlos: Pedro e João Editores, 2013.

PEREIRA, M.C. da C. Leitura, Escrita e Surdez. São Paulo, FDE, 2009. 

RIBEIRO, Thiago, Leitura e Escrita na Educação de Surdos, Rio de Janeiro, Wak Editora, 2015. 

SLOMSKI, V.G. Educação Bilíngue para Surdos: Concepções e implicações práticas. Joruá, Curitiba, 2019. 

 

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O USO DOS CLASSIFICADORES NA LITERATURA SURDA: UMA METODOLOGIA DE ENSINO DA LIBRAS

por Grupo de Pesquisa Formação de Professores (de) Surdos - Wednesday, 16 Jun 2021, 21:37
 

O USO DOS CLASSIFICADORES NA LITERATURA SURDA: UMA METODOLOGIA DE ENSINO DA LIBRAS

Aislane Cristina Oliveira Galvão (UNIFAP)

Maria do Socorro Machado Costa (UNIFAP)

Douglas Komar Silva (orientador)  (UNIFAP)


O processo de escolarização de alunos surdos, considera alguns fatores a serem estudados, entre eles a forma como o aluno com surdez está sendo inserido no ambiente de ensino, como está sendo feito o acompanhamento pedagógico deste aluno, o método utilizado em sala de aula pelos educadores e a relação que ocorre no ambiente educacional. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo analisar os Classificadores-CLs na Libras como proposta metodológica, ao professor de Língua Portuguesa-LP, a partir de uma estratégia didática visual, de forma recreativa com simplicidade e ludicidade no gênero literário fábula, que faz parte da Literatura Surda, visto que também promova a interação e inclusão. A pesquisa fundamenta-se em autores renomados que trazem traços gerais sobre o Processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo (LACERDA & SANTOS, 2013), Literatura Surda ( KARNOPP, 2010) e CLs na Libras (PIMENTA, 2009; QUADROS, 2004). A metodologia adotada baseia-se na abordagem de pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, para estabelecer os resultados a pesquisa transcorreu em uma sala de aula regular, na turma do 7º ano do ensino fundamental, composta por 26 alunos ouvintes e uma aluna surda, na Escola Joanira Del Castillo, localizada no município de Santana-AP. O período de observação, entrevista e aplicação de questionário ocorreu nos meses de novembro e dezembro de 2019. A execução do plano de ação em janeiro de 2020. A análise dos dados mostrou que uso dos CLs no gênero fábula, pode ser um recurso para ensino de Libras e um importante aliado para uma educação inclusiva e significativa, posto que favorece não apenas o processo de ensino-aprendizagem do aluno, bem como a interação com seu professor e seus colegas ouvintes.

Palavras-Chave: Classificadores; Inclusão; Ensino-Aprendizagem de Surdos.

Referencias:

LACERDA, C.B. F; SANTOS, L.F. Tenho um aluno surdo. E agora? : Introdução `à LIBRAS e educação de surdos. São Carlos: EdUFScar, 2013. 254 p.

KARNOPP, L. B. Produções culturais de surdos: análise da literatura surda. Publicação Quadrimestral da FAE/PPGE/UFPel, 2010.

QUADROS, Ronice; KARNOPP, Lodenir. Língua de Sinais Brasileira: Estudos Linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

PIMENTA, N; QUADROS, R. M. de. Curso de LIBRAS 2. Rio de Janeiro RJ: Editora LSB Vídeo, 2009.

 


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