Anais - Comunicação Assíncrona (17/06)


Navegar usando este índice

Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos

Página:  1  2  3  4  5  6  7  8  9  (Próximo)
  Todos

E

Imagem de Grupo de Pesquisa Formação de Professores (de) Surdos

EXPERIÊNCIAS DOCENTES DE UM PROFESSOR SURDO EM TEMPOS DE COVID-19

por Grupo de Pesquisa Formação de Professores (de) Surdos - Wednesday, 16 Jun 2021, 20:51
 

EXPERIÊNCIAS DOCENTES DE um professor surdo em tempos de covid-19

Sayra Andrade de Souza Melo

Erica Alves Barbosa 


O trabalho com alunos surdos é um assunto que permeia a educação ao longo de muitos anos, durante esse tempo percebe-se poucos estudos referentes a ação docente de professores surdos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Papim e Roma (2021) destacam que a pandemia do Covid-19 trouxe mudanças significativas na educação. Sendo assim, essa pesquisa teve como objetivo entender e analisar como tem sido a ação docente de um professor surdo em uma rede municipal de ensino no estado de Minas Gerais, por meio de entrevista com um professor surdo experiente buscamos conhecer o olhar desse profissional sobre suas vivências e possibilidades em meio a um ensino remoto e desafiador. A pesquisa possui o viés qualitativo. Para produção de dados recorremos a entrevista biográfica. Essa foi realizada no Google Meet a qual foi gravada para fins de transcrição. Após a transcrição realizada, analisada, e aprovada pelo professor, foi inserida no trabalho. Assim, ao analisar a entrevista percebemos que na visão deste professor os desafios tem proporcionado construção de saberes profissionais, isso se deve ao trabalho coletivo em prol da produção de materiais em Libras. Entretanto, foi possível notar que ainda há necessidade de investimento na formação continuada com respeito as tecnologias. O professor aponta como uma perda a descontinuidade do ensino da Libras como L1 para os surdos e dificuldades referentes a acessibilidade nas reuniões de equipe, pois os ambientes escolhidos para o encontro nem sempre privilegiam a visão do interprete de Libras.

Palavras-chave: Formação de professores. Professor Surdo. Pandemia Mundial. Educação de Surdos.

 Referências

 BOLIVAR, Antônio. Metodología da la investigacíon biográfico-narrativa: Recogida y análisis de datos. Espanha, 2012.

LACERDA, C.B.F.; SANTOS, MARTINS, V.R. de O. (org). Libras: aspectos fundamentais. Curitiba: INtersaberes, 2019.

MOURA, Maria Cecília de. Surdez e Linguagem. Língua Brasileira de Sinais – Libras, uma introdução. UAB-UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Cap 1. p.13. (São Carlos , 2011).  

PAPIM, Angelo Antonio Puzipe; ROMA, Alessandra Ferreira D.Educação em Tempos de Pandemia: Novas Fronteiras do Ensino Aprendizado. Editora Fi (Porto Alegre, RS, 2021)

Vídeo: Educação de Surdos em Tempos de Pandemia. Disponível em: https://video.rnp.br/portal/embed-video?idItem=95471. Acesso em: 25/12/2020.




 


Página:  1  2  3  4  5  6  7  8  9  (Próximo)
  Todos