O ENSINO PROFISSIONAL DO INES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO PERÍODO DO
IMPÉRIO
Aline Lima da Silveira Lage (INES)
Altair Fátima Bezerra de Santana (INES)
Introdução: em investigação para tese em educação indagamos a inserção
de professores surdos no INES e percebemos a necessidade de conhecer o Ensino
Profissional realizado no Instituto (Lage, 2019). Por isso, realizamos, no
período de 2019-2020, a pesquisa “Professores Surdos do Ensino Profissional do
Instituto Nacional de Educação de Surdos”. Objetivo: este trabalho apresenta os
resultados da pesquisa citada e disponibiliza suas produções. Metodologia: como
pesquisa qualitativa, ancorada na abordagem histórico-cultural, avaliou a
formação humana na relação entre o processo histórico de objetivação do gênero
humano e a vida do indivíduo como um ser social (Saviani; Duarte, 2012). Com
relação às referências metodológicas, como os dados envolveram aspectos históricos
(Gil, 2009), realizamos pesquisa documental e bibliográfica e visamos ao
conhecimento detalhado do objeto (Ivenicki; Canen, 2016). Pesquisamos
documentos no Acervo do INES e nos acervos digitais do Center for Research
Libraries (CRV) e da Biblioteca Nacional. Na Biblioteca Digital Brasileira de
Teses e Dissertações revisamos a literatura. Resultados: após primeiros
resultados, decidimos nos restringir ao Brasil Imperial, ampliando a atenção à
administração e às concepções de formação do INES. Sobre ensino profissional,
percebemos que desde a gestão de Edouard Huet estava proposto o ensino
profissional, seguindo a tradição do Instituto de Paris. Na fundação do
Instituto a equipe de formadores era restrita a Huet, à senhora Vassimon, e
após a Catherine Brodbeck (a senhora Huet) e não sabemos se o setor
profissional do currículo proposto foi implementado. O desenvolvimento desse
ensino dependia de investimentos. Na gestão do diretor Tobias Leite houve tal
incremento e os resultados surpreenderam. Após o Relatório Administrativo de
1876, percebemos no movimento das Oficinas Profissionalizantes que os produtos
cobriam o custo, permitiram o acúmulo de recursos financeiros aos alunos
egressos que atuaram nelas e deram retorno ao tesouro estatal. Em 1877, o diretor
relacionou os resultados às capacidades dos surdos e à habilidade dos mestres.
A revisão de literatura mostrou que poucos consideram o Ensino Profissional do
INES ao abordar a história do segmento. Conclusões: necessário estudar as
fontes documentais e bibliográficas identificadas sobre a História da Educação
Profissional, sobre as cadeiras do ensino profissional e pesquisar sobre o
período de Edouard Huet. Por isso apresentamos uma nova pesquisa.
GIL, Antonio. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas,
2009.
IVENICKI, Ana; CANEN, Alberto. Metodologia da Pesquisa: rompendo
fronteiras curriculares. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2016.
LAGE, Aline Lima da Silveira. Professores Surdos na Casa dos Surdos:
“Demorou muito, mas voltaram”. 2019. 514 f. Tese (Doutorado em Educação) -
Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,
2019.
SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton. Pedagogia histórico-crítica e luta de
classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
VIGOTSKI, Lev.
Fundamentos de Defectologia. Madrid, España: Visor, 1997.
MATERIAIS COMPLEMENTARES
1. RELATÓRIOS ADMINISTRATIVOS DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS DE 1856 A 1889 PRESENTES NO CRL E NA BIBLIOTECA NACIONAL DIGITAL
Resultado parcial do levantamento documental realizado na pesquisa Professores Surdos do Ensino Profissional do Instituto Nacional de Educação de Surdos
coordenada pela Prof.ª Dr.ª Aline Lima da Silveira Lage e participação das Alunas Bolsistas de Iniciação Científica do INES Rosiane Flauzino Jardim da Silva e Altair Fátima Bezerra de Santana. Ação do Grupo de Pesquisa Formação de Professores (de) Surdos (GPFPS)