Anais - Comunicação Assíncrona (16/06)


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O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS

por Grupo de Pesquisa Formação de Professores (de) Surdos - Wednesday, 16 Jun 2021, 15:32
 

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS

Mariana Gonçalves Ferreira de Castro (UERJ)

A preocupação sobre o ensino da Língua Portuguesa para surdos permeou a história com diferentes interfaces e concepções. Como uma forma de apresentar proposições sobre o tema, esta pesquisa tem como objetivo geral descrever e analisar as práticas pedagógicas bilíngues utilizadas para ensinar Língua Portuguesa para surdos, em turmas bilíngues inclusivas, no 6º ano do ensino fundamental II, nas escolas-polo bilíngues do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias. Os objetivos específicos são: demonstrar práticas pedagógicas bilíngues de ensino de Língua Portuguesa para surdos realizadas em turmas bilíngues inclusivas de alunos surdos de escolas-polo dos municípios pesquisados e destacar elementos que favorecem ou não a aprendizagem de Língua Portuguesa. A base conceitual escolhida como referência da pesquisa pauta-se na teoria histórico-cultural, uma vez que, por meio dela, compreendem-se as relações que envolvem o desenvolvimento da aprendizagem humana (VYGOTSKY,1979);Também se aproxima de autores que seguem a visão sociointeracionista de ensino de segunda língua. A realização desta investigação baseia-se em uma metodologia de abordagem qualitativa (BAUER; GASKELL, 2003) na matriz histórico-cultural com viés multicultural, do tipo estudo de caso (GIL, 2008). A análise dos dados foi realizada na perspectiva microgenética.A forma como as professoras, as Tradutoras Intérpretes de Língua de Sinais e Língua Portuguesa (TILSPs) e os alunos surdos e ouvintes medeiam o conhecimento da Língua Portuguesa, utilizando artefatos da metacognição ou da comunicação inter/multimodal (KELMAN, 2015), faz a diferença positivamente no ensino e na aprendizagem dos alunos surdos.

Palavras - chave: Ensino de Língua Portuguesa; Surdez; Escola - polo bilíngue.

Referências bibliográficas

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. Lisboa: Antídoto, 1979.

GASKELL, G.; BAUER, M. W. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2003.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

KELMAN, C. Multiculturalismo e surdez: respeito às culturas minoritárias. In: LODI, A.; DORZIAT, A.; FERNANDES, E. (org.). Letramento, bilinguismo e educação de surdos. Porto Alegre: Mediação, 2015.





 

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O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO GÊNERO REDAÇÃO PARA SURDOS

por Grupo de Pesquisa Formação de Professores (de) Surdos - Wednesday, 16 Jun 2021, 15:42
 

O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO GÊNERO REDAÇÃO PARA SURDOS

Aislane Cristina Oliveira Galvão (UNIFAP)

Maria do Socorro Machado Costa (UNIFAP)

Vanessa Almeida de Oliveira (UNIFAP)


O presente trabalho tem o objetivo de descrever o processo de estágio supervisionado em Português como L2-, na Universidade Federal do Amapá- UNIFAP, tendo como público 7 alunos surdos, jovens na faixa etária de 18 a 25 anos, a maioria dos participantes são estudantes do curso Letras-Libras, outros apenas acompanham as atividades desenvolvidas na instituição. No que tange, o processo de educação de alunos surdos, vale destacar que, apesar de assegurado o direito a uma educação que atenda a suas demandas linguísticas, nem todos os alunos surdos têm acesso à educação bilíngue. Isso, porque a educação de surdos é marcada por diversas ações muitas vezes ineficientes para atender a suas especificidades, pois é comum que, ao final da escolarização básica, esses alunos não sejam capazes de ler e de escrever satisfatoriamente, ou de ter um domínio adequado dos conteúdos acadêmicos (LACERDA, 1998). Assim, trabalhamos o gênero redação, especificamente a competência 2- Tema e introdução, com o propósito de ensinar aos participantes como desenvolver a parte introdutória, respeitando os critérios de avaliação acerca do tema proposto em um texto dissertativo-argumentativo para um texto dissertativo em prosa, expondo suas diferentes características e estruturas, utilizamos como exemplo o tema: “violência contra mulher”, apresentamos um texto motivador com imagem, que é um elemento fundamental para situar o aluno a refletir sobre o tema da proposta. Deste modo, aplicamos duas atividades, primeiro pedimos para cada aluno escolher dois papéis, e neles continham palavras da qual eles deveriam associar ao tema, em seguida para redigir uma introdução simples no papel A4, utilizando o mesmo tema e as palavras como base para elaborar sua introdução. Ao término das produções, trocaram os textos entre si, afim de socializar a respeito da temática. Percebeu-se similarmente, que na maioria das vezes, sabem o sinal em Libras, mas não sabem a palavra e seu significado na Língua Portuguesa. Diante disso, foi de suma importância explanar este conteúdo, com a aula ministrada em Libras, foi possível ter avanços em relação ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos e produções sobre a temática trabalhada, conseguiram obter conhecimento e sanar dúvidas principalmente na aquisição de leitura e de escrita que desconheciam da Língua Portuguesa. Em suma, está experiência foi muito relevante, proporcionando um crescimento pessoal e profissional, conhecer o processo de ensino de alunos surdos dentro de uma sala de aula é essencial para um bom desempenho de um futuro educador, bem como para a construção de conhecimento de alunos surdos. Além disso, promoveu novos aprendizados e uma satisfação imensa em ver o avanço significativo no processo de cognição em Língua Portuguesa como L2 que os alunos em que trabalhamos obtiveram.

Palavras-chave: educação de surdos, português escrito, Libras.

Referências

LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos. Campinas: UNICAMP; Campinas: Papirus, v.46, p. 68-80, 1998.



 


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