Acervo de produções associadas à tese Professores Surdos na Casa dos Surdos
Quando pesquisamos precisamos exercitar o foco no objeto de pesquisa, no meu caso, os professores surdos do INES. Porém, vários temas importantes surgem quando entramos em contato com fontes bibliográficas e documentais que tem algum relação com o tema.
Os artigos e demais produções neste glossário são fruto da pesquisa de tese e representam uma maneira de avançar na reflexão, terminada a tarefa do doutoramento.
Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos
O |
---|
O implante coclear no processo de medicalização e produção de subjetividades surdas - ou - Do sofrimento e da resistênciaConselho Regional de Psicologia 5ª Região, Comissão de Psicologia e Educação do CRP do Rio de Janeiro, 2016. O implante coclear no processo de medicalização e produção de subjetividades surdas - ou - Do sofrimento e da resistência Nosso objetivo é descrever o processo de medicalização das pessoas surdas e assinalar a articulação das redes de serviços em diálogo com a comunidade de surdos como uma estratégia de superação. Num primeiro momento, mostraremos que esse processo não é um fenômeno recente. Em seguida, apontaremos o implante coclear como um traço contemporâneo desse processo. No terceiro momento, sugerimos algumas pistas para pensarmos articulações em rede de serviços não medicalizantes. http://www.crprj.org.br/site/conversacoes-em-psicologia-e-educacao/ | |