O Ensino Profissional do INES na Educação Brasileira: Como desafiar a invisibilidade? (2019-2020) Parte I: Brasil Império
Relatório Final da Pesquisa Professores Surdos do Ensino Profissional do Instituto Nacional de Educação de Surdos (2019-2020) coordenada pela Prof.ª Dr.ª Aline Lima da Silveira Lage e participação das Alunas Bolsistas de Iniciação Científica do DESU-INES Rosiane Flauzino Jardim da Silva e Altair Fátima Bezerra de Santana. Ação do Grupo de Pesquisa Formação de Professores (de) Surdos (GPFPS).
Resumo: pesquisamos dados sobre a atuação dos professores surdos do ensino
profissional oferecido pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES. Esta
investigação integra as ações Grupo de Pesquisa Formação de Professores (de)
Surdos (GPFPS) do INES. Os objetivos específicos foram: identificar documentos
relacionados com o ensino profissional oferecido pelo INES; localizar bancos de
dados que concentrem dados referentes ao ensino profissional do INES; buscar
documentos que registrem a atuação dos professores surdos do ensino
profissional do INES; identificar, organizar e mapear instituições de ensino
profissional nas quais surdos tenham atuado como professores; revisar
sistematicamente a literatura sobre a atuação de surdos como professores no
ensino profissional. As pesquisas documental e bibliográfica, delineadas como
estudo de cunho qualitativo e considerando dados quantitativos, foram utilizadas
para produção e avaliação dos dados. Concentramos a pesquisa no período
imperial do Brasil. Os resultados representam um esforço para desafiar a
invisibilidade dessa oferta educacional do INES na Educação, e por extensão, de
aspectos que envolvem a história dos surdos brasileiros.
Palavras-chave: Professores surdos; Ensino
profissional; INES; Oficinas profissionalizantes.
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