PRODUÇÕES DA PESQUISA


Apresentamos as publicações, vídeos e demais produções que representam resultados da pesquisa.


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O Ensino Profissional do INES na Educação Brasileira: Como desafiar a invisibilidade? (2019-2020)

Parte I: Brasil Império

Relatório Final da Pesquisa Professores Surdos do Ensino Profissional do Instituto Nacional de Educação de Surdos (2019-2020) coordenada pela Prof.ª Dr.ª Aline Lima da Silveira Lage e participação das Alunas Bolsistas de Iniciação Científica do DESU-INES Rosiane Flauzino Jardim da Silva e Altair Fátima Bezerra de Santana. Ação do Grupo de Pesquisa Formação de Professores (de) Surdos (GPFPS).

Resumo: pesquisamos dados sobre a atuação dos professores surdos do ensino profissional oferecido pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES. Esta investigação integra as ações Grupo de Pesquisa Formação de Professores (de) Surdos (GPFPS) do INES. Os objetivos específicos foram: identificar documentos relacionados com o ensino profissional oferecido pelo INES; localizar bancos de dados que concentrem dados referentes ao ensino profissional do INES; buscar documentos que registrem a atuação dos professores surdos do ensino profissional do INES; identificar, organizar e mapear instituições de ensino profissional nas quais surdos tenham atuado como professores; revisar sistematicamente a literatura sobre a atuação de surdos como professores no ensino profissional. As pesquisas documental e bibliográfica, delineadas como estudo de cunho qualitativo e considerando dados quantitativos, foram utilizadas para produção e avaliação dos dados. Concentramos a pesquisa no período imperial do Brasil. Os resultados representam um esforço para desafiar a invisibilidade dessa oferta educacional do INES na Educação, e por extensão, de aspectos que envolvem a história dos surdos brasileiros. 

Palavras-chave: Professores surdos; Ensino profissional; INES; Oficinas profissionalizantes.