2023 Minicurso Formação de Professores na Educação Inclusiva - I Seminário Nacional Desmedicalizando a Educação
Data: 10/11/2023 (Sexta) - 16h00-18h00, SALAS 10 a 13 - FACED-UFBA
Proponente: Aline Lima da Silveira Lage (INES)
Objetivo: Debater a formação de professores compreendendo os desafios para uma educação desmedicalizada no contexto da educação inclusiva, convidando os participantes para considerar a potência da ação coletiva.
Justificativa: Atuar como professor, desde a formação inicial consiste em assumir o desafio de atentar para o contexto sociocultural que é amplo e dinâmico. No Brasil, conquistamos a oferta da educação como direito humano para todos. Nossa educação está organizada numa perspectiva segundo a qual todas as pessoas são valorizadas. Ou seja, cada pessoa com os traços que a constitui deve ter a oportunidade de desenvolver seu pelo potencial para a vida em comunidade; ao menos assim ousamos interpretar a legislação vigente, com base na Psicologia Histórico-Cultural.
Contudo, ainda observamos que as redes educacionais mantêm práticas medicalizantes que limitam a garantia da educação inclusiva, por exemplo, exigindo laudos médicos para o acesso à escola. Os desafios para implementar de fato a inclusão de todos, desde a educação infantil à pós-graduação, ficaram mais evidentes quando vivenciamos a pandemia da Covid-19.
Nossa experiência como formadores de professores surdos e para surdos a partir do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) possibilita levantar essa reflexão junto aos participantes do Seminário, independentemente da diversidade do público com os quais atuam. Estamos também interessados em conhecer dos participantes, em especial os que forem professores, como avaliam sua formação para atuar numa perspectiva de educação inclusiva desmedicalizante. Assim sendo, acreditamos que avançaremos todos, no INES e nas redes alcançadas pelo Seminário, no sentido de construir e efetivar formações (formas + ações) que afirmem a diversidade humana e a potência da ação coletiva.