Vídeo Professores Surdos das Oficinas Profissionalizantes do Instituto Nacional de Educação de Surdos

Embora não seja parte da pesquisa 2019-2020, o vídeo fez parte da pesquisa para tese em educação na qual avaliamos a necessidade de investigar e divulgar o Ensino Profissional do INES

Professores Surdos das Oficinas Profissionalizantes do Instituto Nacional de Educação de Surdos

É Conteúdo Complementar da Tese em Educação (UFRJ) Professores Surdos na Casa dos Surdos: “Demorou muito, mas voltaram”, de Aline a Lage, em 2019. 

O objetivo da tese, orientada pela Professora Celeste Azulay Kelman, foi investigar o ingresso dos professores surdos no quadro efetivo de servidores públicos do INES e compreender como ocorreu a sua inserção como pessoas surdas. Apresentamos uma modesta edição de depoimentos produzidos pela pesquisa para a tese. As entrevistas com os professores aposentados do INES, Sebastião Orlandi e José Vicente de Campos, ambos surdos e com a professora aposentada da Universidade Federal Fluminense, Lilia Ferreira Lobo, ouvinte e com formação docente no Instituto, provocaram mudanças na proposta inicial da pesquisa.

Entre as mudanças, motivamo-nos à elaboração de um filme que privilegie a língua de sinais e a difusão de narrativas surdas. Iniciativa já desenvolvida no Brasil por surdos, como o Canal Antonio de Abreu Abreu no YouTube e pesquisadores como Costa (2007) e Rodrigues (2014), citados na tese.

Os personagens desta produção foram contemporâneos no Instituto. José Vicente ingressou como aluno em 1945, Sebastião Orlandi por volta de 1952 e Lilia Lobo em 1956. Os três foram professores do INES nos anos 1960. Selecionamos para esta apresentação os momentos nos quais rememoram o ingresso no Instituto como alunos e como professores e o processo de enquadramento dos mesmos como professores especializados. Esperamos que as pessoas surdas e que os educadores observem que, por meio da luta da categoria, incluindo professores do Instituto Benjamin Constant (IBC) e de pessoas com déficit cognitivo, nos termos de hoje, foi reconhecida a sua expertise.  Infelizmente, o campo da Educação Profissional carece desses saberes.

Crédito das imagens utilizadas disponíveis no YouTube

Acesso a tese : https://ppge.educacao.ufrj.br/teses2019/tAline%20Lima.pdf






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