projeto de Pesquisa submetido ao Programa de Iniciação Científica INES (PIC-INES) – Edital n.º 036/2023
PROFESSORES SURDOS DO ENSINO PROFISSIONAL DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (2024) -
Parte I: Brasil Império
Equipe: Prof.ª Dr.ª Aline Lima da Silveira Lage e Graduanda Caroline Viana da Silva
Área e Subárea do Conhecimento: Política Educacional (7.08.03.01-3)
RESUMO
Esta investigação integra as ações Grupo de Pesquisa Formação de Professores (de) Surdos (GPFPS), sediado no INES, composto por profissionais e estudantes do INES, ISERJ, FAETEC, PUC-Rio, UFBA, UFF, UFRJ, com experiência na educação de surdos e/ou na formação de seus professores, fomenta pesquisas sobre a formação e a atuação de professores (de) surdos na educação brasileira. No período de 2019-2020, buscamos levantar dados sobre a atuação dos professores surdos do ensino profissional oferecido pelo INES. O estudo de características qualitativas considerou dados numéricos, utilizou pesquisas bibliográfica e documental para produção e análise dos dados. Após avaliação dos resultados da pesquisa, as principais constatações e as questões que permaneceram em aberto apontaram para a continuidade da mesma. Esta nova pesquisa deve aprofundar o estudo das fontes documentais e bibliográficas localizadas na etapa anterior (2019-2020) e procurar elucidar as suas principais lacunas. O objetivo geral é compreender o ensino profissional oferecido pelo Instituto de surdos brasileiro no período imperial, buscando identificar a atuação de professores surdos.