2021 Precisamos dialogar sobre como nos entendemos"Precisamos dialogar sobre como nos entendemos" Texto apresentado à Roda de palavras do realizado em 2020 X Colóquio Internacional de Filosofia e Educação (volume V parte II) http://filoeduc.org/10cife/pag_anais.php Referenciar: LAGE, Aline Lima da Silveira. Precisamos dialogar sobre como nos entendemos. In: X colóquio internacional de filosofia e educação, 2021, Rio de Janeiro. Afirmar, inventar, re-existir: o que pode uma educação filosófica? textos individuais e estudos coletivos. Rio de Janeiro: NEFI, 2020. v. 02. p. 683-684. |
2021 Presença de Lev Vigotski nos Estudos Surdos BrasileirosAutoras: Aline Lima da Silveira Lage; Celeste Azulay Kelman; Maria Carmen Euler Torres Texto publicado no livro "Capitalismo e Surdez". No texto é debatido como os pesquisadores brasileiros dos estudos culturais surdos iniciaram seus diálogos com Lev Vigotski. Provocadas por Duarte (2001; 2015), Prestes (2010), Saviani & Duarte (2012) e Prestes, Tunes & Nascimento (2013) presumimos que os autores brasileiros dos estudos culturais surdos iniciaram seus diálogos com Vigotski a partir das traduções provenientes dos EUA, as quais omitiram seu fundamento metodológico no materialismo dialético e que tal fato atrapalhou um melhor andamento nas pesquisas e tendências na educação de surdos. Acesso para o livro completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6049;jsessionid=097CD62F2C988E613242FAD2E39C2627 LAGE, Aline L. da S.; KELMAN, C.A.; TORRES, M.C.E. Presença de Lev Vigotski nos Estudos Surdos Brasileiros. In: FELIX, G.; LAGE, A.L. da S. Capitalismo e surdez.1 Ed. Bremen: El Tiple, 2021, v.1, p. 151-181. |
2021 “SURDOS-MUDOS DO MUNDO INTEIRO, UNI-VOS!”“SURDOS-MUDOS DO MUNDO INTEIRO, UNI-VOS!”: uma carta de Berthier sobre os banquetes em homenagem ao Abade de l’Épée Aline Lima da Silveira Lage Celeste Azulay Kelman Resumo: Reunidos em banquetes para comemorar o aniversário de nascimento do abade Charles-Michel de l'Épée (1712-1789), os surdos-mudos franceses contribuíram ao seu modo com o modelo civilizatório que a França emanava para o mundo no século XIX. Por meio dessas confraternizações Berthier incentivou a criação da Sociedade Central dos Surdos-Mudos de Paris, agregou os pares em torno de pautas comuns, apontando a necessidade de serem percebidos como membros valorosos da humanidade para a qual nada faltava, exceto essa transformação. Os falantes testemunhavam a expressão de ideias numa mímica plena pela qual se comprovava que uma educação adequada despertava a potência presente em cada surdo-mudo. Seus encontros e realizações eram anunciados na imprensa, integrando-os aos debates políticos e culturais da época. No capítulo “Surdos-mudos do mundo inteiro, uni-vos!”: uma carta de Berthier sobre os banquetes em homenagem ao abade de l’Épée” foi escolhida a carta como gênero textual. As autoras se permitiram transitar entre Atas dos banquetes e materiais jornalísticos. Para entendermos a realidade da época, as chamadas de referência estão em notas de rodapé. Apoiamos-nos em Diderot para quem a carta permite conversar livremente, “e onde a última palavra é suficiente para que se faça a transição (DIDEROT, [1751]1993, p. 16) Ousamos provocar uma conversa entre Berthier no século XIX e seus pares do século XXI. O irmão mais velho escreve para orientar as futuras gerações, esperançoso por ainda mais avanços em torno da causa. Não tocamos num assunto importante: a ausência das mulheres; mas incluímos uma aluna muito especial do Instituto de Paris. Os materiais consultados revelaram nomes e histórias pouco conhecidos, por isso procuramos incluí-los na conversa. As autoras falantes ficaram por perto, apreciando os reencontros. Para citar: LAGE, A. L. DA S.; KELMAN, C.A. "Surdos-Mudos do Mundo Inteiro, Uni-vos!": uma carta de Berthier sobre os banquetes em homenagem ao abade de l'Épée. In: SOUZA, Regina Maria de; RODRIGUES, José Raimundo (Org.). Ferdinand Berthier (1803-1886): erudito, professor, ativista surdo e suas contribuições para o nosso tempo. 1ed.Curitiba: CRV, 2021, v. 02, p. 117-143. |
Considerações de Lev Vigotski sobre Educação de SurdosPalestra proferida na Mesa Dia do Surdo - A História de Mão em Mão (2021) Organizada pelo Comitê de Língua de Sinais e Bilinguismo para surdos da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) |