Sunday, 28 Apr 2024, 20:45
Site: Ambiente Virtual de Pesquisa
Pesquisa: Congressos de surdos e sobre educação de surdos no século XIX (Congressos de surdos e educação de surdos)
Glossário: Congressos de Surdos
C
Imagem de Maurício Cruz

Capítulo sobre o pronunciamento do surdo J.-L. Smith no Congresso de Paris

por Maurício Cruz - Friday, 1 May 2020, 12:02
 

No ebook  Educação Inclusiva: perspectivas e práticas pedagógicas, em parceria com Katiuscia Olmo e orientados pela professora doutora Lucyenne Matos da Costa Vieira Machado, publicamos um capítulo sobre a reflexão feita por J.-L. Smith no Congresso de Paris - 1900. O texto é de um vigor e atualidade ímpares. "Os surdos na cama de Procusto ou na cruz...: os (des)assujeitamentos do 'eu' numa leitura de J.-L. Smith" encontra-se na página 101. Boa leitura!

 
Imagem de Maurício Cruz

Congresso de Paris - Seção dos surdos (1900)

por Maurício Cruz - Friday, 1 May 2020, 11:56
 

O Congresso Internacional para o estudo das questões de assistência e educação de surdos-mudos, ocorrido em Paris no período de  06 a 08 de agosto de 1900, foi realizado em duas seções simultâneas: uma de ouvintes, geralmente, professores de surdos; outra de surdos. As atas da Seção de surdos oferece-nos um amplo material para discussão sobre como os surdos se viam diante das propostas educacionais e caritativas daquela época. As deliberações dos surdos parecem escritas no dia de ontem...

 
D
Imagem de Maurício Cruz

Deliberações dos surdos no Congresso de Paris - 1900

por Maurício Cruz - Friday, 1 May 2020, 12:00
 

Neste artigo problematizamos as 19 deliberações dos surdos apresentadas na Seção por eles organizada em paralelo à Seção dos ouvintes do Congresso Internacional para o estudo das questões de assistência e educação dos surdos. 

Clique aqui para acessar: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2238-00942020000100202&script=sci_arttext

 
Imagem de Maurício Cruz

Dissertação de mestrado sobre as seções de surdos e de ouvintes do Congresso de Paris - 1900

por Maurício Cruz - Friday, 1 May 2020, 12:04
 

No mestrado em educação pelo PPGE-UFES investiguei, sob orientação da professora Lucyenne M. da Costa Vieira Machado, as temáticas de pastorado e biopolítica nas seções de surdos e de ouvintes do Congresso Internacional para o estudo das questões de assistência e de educação de surdos-mudos. Para tratar dessas temáticas aproximei-me dos congressos anteriores. Assim, de forma sintética e com foco nas deliberações, os diversos congressos são apresentados na dissertação. 

 
I
Imagem de Maurício Cruz

I Congresso Internacional de Surdos-mudos (1889)

por Maurício Cruz - Friday, 1 May 2020, 11:47
 

Ocorrido em Paris, de 10 a 18 de julho de 1889, por ocasião da Exposição Universal, mas, acima de tudo, por ser o centenário de morte do abade L'Épée, o Congresso Internacional de Surdos-mudos nos oferece um panorama de como os surdos estavam organizados e como reagiram às deliberações de Milão. No texto se evidencia como as línguas de sinais sobreviveram e coexistiram com o método oral puro.

 
Imagem de Maurício Cruz

II Congresso Internacional de Surdos-mudos - Chicago (1893)

por Maurício Cruz - Friday, 1 May 2020, 11:50
 

De 18 a 23 de julho de 1893 foi realizado o II Congresso Internacional de Surdos-mudos. A sede do congresso foi a cidade norte-americana de Chicago. A escolha pelo então chamado "novo mundo" aponta para novas perspectivas e isso se demonstra nas duas temáticas principais do evento: uma análise sociológica sobre a situação dos surdos e uma discussão sobre a carreira profissional dos surdos num mundo cada vez mais industrializado. O choque entre a cultura europeia e os costumes americanos podem ser percebidos na descrição do piquenique no parque Clyborn e do banquete que tinha pratos com nomes em homenagens a personalidades queridas no meio surdo, como por exemplo, "Consommé de l’abbé de l’Épée, Sweet Breads à la Gallaudet, Filet of beef à la Clerc".

 
Imagem de Maurício Cruz

III Congresso Internacional de Surdos-mudos - Genebra (1896)

por Maurício Cruz - Friday, 1 May 2020, 11:52
 

A cidade de Genebra sediou, de 19 a 21 de agosto de 1896, o III Congresso Internacional de Surdos-mudos. Discutiu-se sobre o método misto, o acesso ao ensino superior, a luta contra o desemprego dos surdos, lares especializados para surdos idosos, dentre outros temas que também serão recorrentes quatro anos depois em Paris. O uso da "mímica" e datilologia foi notado em um crônica de um jornal de Genebra. 

 
O
Imagem de Maurício Cruz

O Congresso Internacional de Surdos-mudos - Dijon (1898)

por Maurício Cruz - Friday, 1 May 2020, 11:53
 

De 27 a 29 de outubro de 1898 foi realizado em Dijon mais um congresso internacional de surdos. Na carta convite do evento se apresentavam as questões a serem discutidas: "1º Da instrução do surdo-mudo; 2° Qual método a ser preferido: oral, mímico ou misto? 3º Sociedades de ajuda mútua dos surdos-mudos; 4º Da Federação das Sociedades de surdos-mudos da França". As atas falam do amplo uso de sinais. sugerindo uma prática que sobreviveu à revelia das deliberações de Milão. As atas também mostram algumas dissidências entre a comunidade surda em relação aos métodos de educação.