EXPERIÊNCIAS DOCENTES DE um professor surdo em tempos
de covid-19
Sayra Andrade de Souza Melo
Erica Alves Barbosa
O trabalho com alunos surdos é um
assunto que permeia a educação ao longo de muitos anos, durante esse tempo
percebe-se poucos estudos referentes a ação docente de professores surdos nos
anos iniciais do Ensino Fundamental. Papim e Roma (2021) destacam que a
pandemia do Covid-19 trouxe mudanças significativas na educação. Sendo assim, essa
pesquisa teve como objetivo entender
e analisar como tem sido a ação docente de um professor surdo em uma rede
municipal de ensino no estado de Minas Gerais, por meio de entrevista com
um professor surdo experiente buscamos conhecer o olhar desse profissional sobre
suas vivências e possibilidades em meio a um ensino remoto e desafiador. A pesquisa possui o viés qualitativo.
Para produção de dados recorremos a entrevista biográfica. Essa foi realizada
no Google Meet a qual foi gravada para fins de transcrição. Após a
transcrição realizada, analisada, e aprovada pelo professor, foi inserida no
trabalho. Assim, ao analisar a entrevista percebemos que na visão deste
professor os desafios tem proporcionado construção de saberes profissionais, isso
se deve ao trabalho coletivo em prol da produção de materiais em Libras.
Entretanto, foi possível notar que ainda há necessidade de investimento na
formação continuada com respeito as tecnologias. O professor aponta como uma
perda a descontinuidade do ensino da Libras como L1 para os surdos e dificuldades
referentes a acessibilidade nas reuniões de equipe, pois os ambientes
escolhidos para o encontro nem sempre privilegiam a visão do interprete de
Libras.
Palavras-chave: Formação de
professores. Professor Surdo. Pandemia Mundial. Educação de Surdos.
Referências
BOLIVAR, Antônio. Metodología da
la investigacíon biográfico-narrativa: Recogida y análisis de datos. Espanha, 2012.
LACERDA, C.B.F.; SANTOS, MARTINS, V.R. de O.
(org). Libras: aspectos fundamentais. Curitiba: INtersaberes, 2019.
MOURA, Maria
Cecília de. Surdez e Linguagem. Língua Brasileira de Sinais – Libras, uma
introdução. UAB-UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Cap 1. p.13.
(São Carlos , 2011).
PAPIM,
Angelo Antonio Puzipe; ROMA, Alessandra Ferreira D.Educação
em Tempos de Pandemia: Novas Fronteiras do Ensino Aprendizado. Editora Fi (Porto Alegre, RS, 2021)
Vídeo:
Educação de Surdos em Tempos de Pandemia. Disponível em:
https://video.rnp.br/portal/embed-video?idItem=95471. Acesso em: 25/12/2020.