Anais - Comunicação Assíncrona (15/06)


Navegar usando este índice

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos
Critério de ordenação atual: Nome crescente Ordenar por: Sobrenome | Nome Mude para decrescente

Página:  1  2  3  4  5  6  7  (Próximo)
  Todos

Imagem de CLAUDIANE SILVA SOARES

CLAUDIANE SILVA SOARES

Imagem de CLAUDIANE SILVA SOARES

ATENÇÃO CONJUNTA: CONTRIBUIÇÕES PARA A ESTIMULAÇÃO PRECOCE DA LINGUAGEM DE CRIANÇAS SURDAS

por CLAUDIANE SILVA SOARES - Sunday, 13 Jun 2021, 22:23
 

ATENÇÃO CONJUNTA: CONTRIBUIÇÕES PARA A ESTIMULAÇÃO PRECOCE DA LINGUAGEM DE CRIANÇAS SURDAS

 Claudiane Silva Soares (UFBA)

A atuação de professores surdos na estimulação precoce da linguagem para crianças surdas é de grande importância, considerando que a maioria delas nasce em lares ouvintes (QUADROS, 1997), necessitando, assim, de uma intervenção que favoreça o seu desenvolvimento linguístico através de uma língua vísuo-espacial. Dessa forma, o trabalho desses profissionais tem uma grande responsabilidade não só no desenvolvimento linguístico, como também, identitário e cultural dessas crianças que não possuem referências familiares que propiciem tal desenvolvimento. Partindo do pressuposto de que essa atividade deve ser desenvolvida, preferencialmente, por um professor surdo, por conta do papel desse modelo adulto, o presente artigo tem como objetivo evidenciar a importância das pesquisas em Aquisição da Linguagem para a formação continuada de professores surdos que trabalham com intervenção precoce da língua de sinais para crianças surdas. A argumentação se baseia nas contribuições que os estudos sobre atenção conjunta têm gerado para compreender o processo de aquisição da linguagem de crianças surdas. Pesquisa bibliográfica foi a metodologia usada para o desenvolvimento deste trabalho. A partir da contribuição de diferentes estudos, foi identificado que a atividade de atenção conjunta entre bebês e suas mães ou cuidadores é elemento característico do input linguístico identificado em contextos naturais de interação entre esses sujeitos e contribui para a aquisição lexical inicial (BARRET, 1997), para a inserção do infante no gênero diálogo e no funcionamento subjetivo sustentado pela língua em uso (CAVALCANTE, 2009), além de ser importante para que ele possa se apropriar de estratégias necessárias na interação a partir de uma língua vísuo-espacial (LIBERMAN et al, 2015). A pesquisa está embasada também em  Sass-Lehrer (2018) e Crace (2021) que esclarecem sobre o papel do especialista surdo na intervenção precoce. Conclui-se que os estudos sobre atenção conjunta têm contribuído para a compreensão do processo de aquisição da linguagem da criança surda, mas que é necessário compartilhar tais conhecimentos com aqueles que trabalham diretamente com essas crianças. Assim, defende-se a formação continuada de professores surdos atuantes nessa área, a fim de que os conhecimentos científicos sobre as características do input linguístico no contexto familiar surdo, a exemplo da atividade de atenção conjunta, possa ser aproveitado no contexto institucional, já que que esta atividade contribui para o desenvolvimento linguístico e que o especialista surdo desempenha um papel de referência linguística, que é semelhante  àquele desenvolvido pela mãe ou cuidador mais próximo da criança surda com pais surdos, como também é responsável fornecer conhecimento e esclarecimentos para os familiares ouvintes com filhos surdos.

Palavras-chave: Aquisição da linguagem da criança surda; atenção conjunta; estimulação precoce da linguagem; formação continuada.

Referências bibliográficas:

BARRETT, M. Desenvolvimento Lexical Inicial. In: FLETCHER, P.; MACWHINNEY, B. Compêndio da Linguagem da Criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.A

CAVALCANTE M. C. B. (2009a). A matriz gesto-fala em aquisição da linguagem: observando o diálogo em manhês. In: vi congresso internacional da ABRALIN, 2009, João Pessoa. Anais da ABRALIN 40 anos. João Pessoa: Idéia, v. 1. p. 2425-2434. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ABRALIN_2009/PDF/Marianne%20 C.%20B.%20Cavalcante%20-%20ok.pdf UFPB. Acesso em: 15 abril 2021.

CRACE, J.; REMS-SMARIO, J.; NATHANSON, G. Deaf Professionals & Community Involvement with Early Education. In: NCHAM E-book: A resource guide for early hearing detection & intervention. 2021. Disponível em: http://www.infanthearing.org/ehdi-ebook/ Acesso em: Jun 2021.

LIEBERMAN, A. M.; HATRAK, M.; MAYBERRY, R. I. Learning to Look for Language: Development of Joint Attention in Young Deaf Children . In: Language learning and development: the official journal of the Society for Language Development. 2015. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3865891/#!po=82.5301 Acesso em: 10 Maio 2021.

QUADROS, R. M. de. Educação de Surdos: aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.

SASS- LEHRER, Early Intervention for Children Birth to 3: Families, Communities, & Communication. In: NCHAM E-book: A  resource guide for early hearing detection & intervention. 2018. Disponível em: http://www.infanthearing.org/ehdi-ebook/ Acesso em: Abr 2021.

 


Página:  1  2  3  4  5  6  7  (Próximo)
  Todos