COINES 2024 - MINICURSO ATUAÇÃO DO ASSISTENTE DE ALUNOS COM CRIANÇAS SURDAS ATÍPICAS


7. A Surdez associada a deficiências múltiplas e outros transtornos (Nós questionamos esse título)


Atuação do Assistente Educacional de Surdos com Desenvolvimento Atípico


O minicurso pretende debater a importância da atuação do assistente educacional para apoiar a formação de crianças surdas que têm desenvolvimento atípico. O profissional em tela nesta proposta cumpre várias funções na escola, entre elas: junto aos professores auxilia nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, atua nas unidades didático-pedagógicas com os materiais necessários e execução de suas atividades; junto aos alunos orienta na disciplina, no lazer, na segurança, na saúde, com a pontualidade e na higiene, assiste os alunos em atividades extracurriculares tais como passeios e visitas, pode acompanhar à assistência médica e odontológica emergenciais, bem como realizar acompanhamento em residência, quando couber. Para atingir o objetivo, o minicurso iniciará esclarecendo o conceito de desenvolvimento atípico de maneira que se desafie a concepção de que as diferenças apresentadas pelas pessoas surdas com desenvolvimento atípico sejam consideradas comprometimentos para o desenvolvimento. Para tanto, baseamo-nos nas pesquisas de Lev Vigostki, cuja abordagem valoriza a surdez bem como outras qualidades que evidenciam a heterogeneidade humana (Tunes, 2017). O autor nos possibilitou a crítica às concepções sobre os homens mais preocupadas em os medir do que os identificar e os descrever. As diferentes ciências que difundiram teorias racistas e discriminatórias admitiam que existiria, naturalmente, seres humanos superiores e inferiores, desenvolvendo “instrumentos cada vez mais sofisticados que permitissem distinguir os ‘melhores’ dos ‘piores’” (Tunes, 2017, p. 78). As pessoas surdas já sofrem preconceitos, surdos com desenvolvimento ainda menos típico, menos comum, enfrentam segregações adicionais. Os transtornos para que possam desenvolver suas potencialidades são produzidos em sociedade e não pelas suas qualidades, pois costuma ser vistos como menos capazes. A seguir, abordaremos as responsabilidades do assistente educacional, contextualizando para o acompanhamento de alunos surdos com desenvolvimento atípico. Por meio de estudo de casos, pretendemos engajar os participantes na avaliação crítica, esclarecendo que, não sendo possível a difusão de modelos de  procedimento é preciso investir na formação constante dos educadores de surdos para a qual é também imprescindível a parceria com os familiares.

Público-alvo: estudantes e profissionais da educação, preferencialmente surdos.

Metodologia: 1. Esclarecer os cursistas sobre a concepção de Vigotski sobre

desenvolvimento atípico; 2. Debater sobre as responsabilidades do assistente educacional,

contextualizando para o acompanhamento de alunos surdos com desenvolvimento

atípico; 3. Apresentar casos fictícios, que serão elaborados com base na experiência dos

proponentes, para debate com os cursistas.

Referências

TUNES, E. A Defectologia de Vigotski - uma contribuição inédita e revolucionária no campo da educação e da psicologia. In: Veresk – Cadernos Acadêmicos Internacionais Estudos sobre a perspectiva histórico-cultural de Vigotski. Brasília: UniCEUB, 2017, p. 75-84.

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Registro Fotográfico

Treze pessoas perfiladas para foto na sala do minicurso. Piso claro, paredes claras,