USO
DA LIBRAS E IDENTIDADES SURDAS: UM ESTUDO COM SURDOS DO MUNICÍPIO DE
ALAGOINHAS-BA
Dilcinéa dos Santos Reis
Lícia Maria de Lima Barbosa - orientadora
Maria Nazaré Mota de Lima - coorientadora
O
mundo das pessoas surdas não é um mundo de sons, é um mundo visual. Elas
percebem os acontecimentos através da visão, compreendem o mundo através do
olhar. Tomando como base esse princípio, apresento a pesquisa intitulada: Uso
daLibras – Língua Brasileira de
Sinais e identidades surdas: um estudo com surdos do município de
Alagoinhas-Ba, o qual tem como pergunta de pesquisa: Qual o papel da libras na construção da identidade surda? Tem como objetivo geral:
compreender como o uso da LIBRAS se relaciona com a construção de identidades
surdas com suas vivências no mundo e inserção social de surdos. Os objetivos específicos são: caracterizar a LIBRAS e como se apresenta na
vida dos surdos de Alagoinhas/Ba; conhecer as narrativas de vida de surdos, a
fim de compreender como suas identidades se constroem na relação com outros
surdos e com ouvintes no contexto social; e depreender o impacto do uso da
LIBRAS na vida dos surdos e nas suas possibilidades de inserção social. A
pesquisa é de abordagem qualitativa e foi utilizado como recursos de coleta de
dados, entrevistas, observações, gravação de vídeos e traduções em LIBRAS para
conhecer a trajetória de vida de quatro surdos/a em Alagoinhas/Ba. No que se
refere à fundamentação teórica, utilizo teóricos da Língua de Sinais, como:
Strobel (2007), Perlin (2002), Quadros (2004); dos estudos culturais, como Hall
(2007); e da Crítica Cultural como Pereira (2014). Como resultado final, pude
concluir que, apesar da exclusão e discriminação que ainda atingem as pessoas
surdas, a Língua Brasileira de Sinais contribuiu na construção das identidades
surdas, uma vez que, através dela, eles podem se sentir mais inseridos em
diversos espaços, entre eles: família, escola, clubes, praças, teatros, missas
e outros.
Palavras-chave: LIBRAS; Identidades;
Surdos.
REFERÊNCIAS
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as
revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto
Alegre. 2007.
PEREIRA. Silva, Áurea da. Tempo
de plantar, tempo de colher: mulheres idosas, saberes de si e aprendizagens de
letramento em Saquinho. Salvador, 2014.
PERLIN, G. Histórias de vida surda: identidades em
questão. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio
Grande do Sul- UFRGS, Porto Alegre, 2002.
QUADROS. Ronice Miller
de; KARNOPP. Lodenir Becker. Língua de
Sinais Brasileira: Estudos linguísticos. Artmed. 1997.
STROBEL. Karin. A imagem do outro sobre a cultura surda. Editora da UFSC, 2007.