POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES (DE) SURDOS EM DEZ
ANOS DO PLANO VIVER SEM LIMITES
Rayane de
Paula Ferreira Moreira (Bolsista PIC-INES - DESU/INES)
Maurício
Rocha Cruz (DESU/INES)
Aline Lima da Silveira
Lage (DESU/INES)
Este trabalho tem como objetivo apresentar a pesquisa “Políticas
públicas para a formação de professores (de) surdos em dez anos do Plano Viver
sem Limites” cadastrada no Programa de Iniciação Científica (PIC-INES) e
associada ao Grupo de Pesquisa Formação de Professores (de) Surdos (GPFPS).
Iniciada em outubro de 2020, a pesquisa dialoga com outras investigações em
andamento no GPFPS. Assim, seu início está atrelado ao percurso do grupo de
pesquisa, aos avanços já realizados e ao acompanhamento da literatura e do
debate na área. O objetivo geral da pesquisa é investigar as políticas públicas
para a formação de professores surdos e professores de surdos organizadas a
partir do lançamento do Plano Viver Sem Limites (BRASIL, 2011), por ocasião dos
10 anos de sua publicação. Os objetivos específicos são: identificar as
políticas públicas de âmbito nacional que direta ou indiretamente têm impacto
na formação de professores de surdos; compreender a interrelação entre estas
políticas públicas e o Plano Viver Sem Limites; compreender quais concepções
sobre educação de surdos estão presentes nestas políticas públicas; identificar
a participação de movimentos sociais ligados à comunidade surda na construção
destas políticas.
Palavras-chave: Formação de professores de surdos; Formação de
professores surdos; Políticas públicas; Educação de surdos; Plano Viver Sem
Limites.
Referências Bibliográficas:
BRASIL. Decreto n.º 7.612, de 17 de novembro de 2011. Institui o Plano
Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Plano Viver sem Limite. 2011.