Este trabalho ocupa-se em dialogar com a legislação brasileira e as produções acadêmicas a fim de discutir a formação do pedagogo bilíngue (Libras/Português) para atuar na educação bilíngue de pessoas surdas. Assim, ancoro-me na hipótese de que as Diretrizes Nacionais Curriculares para o Curso de Pedagogia – DCN (BRASIL, 2006), têm dado ênfase na formação do pedagogo enquanto docente (LIBÂNEO, 2010; SAVIANI, 2012; ARANTES e GEBRAN, 2014). Posto isso, o caminho mais satisfatório para coletar os dados e adensar o estudo, se dá por meio da pesquisa documental, que consiste na análise de legislações e documentos da área da educação e do curso de pedagogia. Para levantamento e análise de informações que nos ajudem a pensar a formação e a identidade do pedagogo bilíngue, será utilizada a abordagem de revisão bibliográfica, através da metodologia estado da arte, que dar-se-á no levantamento de produções acadêmicas presentes na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações no período de 2002 a 2017. Dessa forma, pensar a formação do pedagogo bilíngue, pautando-se na discussão sobre as DCN e a identidade do pedagogo, configura-se como um caminho satisfatório para pensar num profissional que detém conhecimentos específicos para atuar na educação bilíngue de pessoas surdas, é fluente em Libras e português, e interage com a comunidade surda (CAMPELLO E REZENDE, 2014; LIMA, 2015)..
ARANTES, A. P.P,; GEBRAN, R. A. O Curso de Pedagogia e o Processo de Formação do Pedagogo no Brasil: percurso histórico e marcos legais. HOLOS, Ano 30, v. 6, p. 280 – 295, 2014. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1643. Acesso em 30 mai 2021.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução nº. 01 de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura.15 mai. 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: Acesso em 30 mai 2021.
CAMPELLO, A.R. e S.; REZENDE, P. L.F. Em defesa da escola bilíngue para surdos: a história de lutas do movimento surdo brasileiro. Educar em Revista. Curitiba: Editora UFPR, Edição Especial n. 2, p. 71-92, 2014.
LIBÂNEO, J.C. Pedagogia e Pedagogo, para quê? 12 ed. - São Paulo: Cortez, 2010.
LIMA, C. M. de. Educação de surdos: desafios para a prática e formação de professores. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2015.
SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: histórias e teoria. 2.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.