O USO DE MATERIAIS VISUAIS NO
ENSINO DE PORTUGUÊS COMO L2
Talita Nabas (SME-SP)
Este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre a importância das metodologias e práticas
que atendam às singularidades linguísticas dos alunos surdos. Busca-se por meio das observações, das
vivências e das práticas de ensino desenvolvidas pelo professor surdo, a apresentação das análises dos
resultados da pesquisa realizada, elencando as estratégias de ensino, as metodologias visuais e os
recursos tecnológicos utilizados pelo professor surdo durante o período de ensino da língua portuguesa
como segunda língua (L2) no formato híbrido (aulas remotas e aulas presenciais) com alunos surdos de
uma escola bilíngue no município de São Paulo. As análises se fundamentaram em planos de aulas
desenvolvidos em sala de aula, nas sequências didáticas voltadas ao ensino de língua portuguesa como
segunda língua, nos registros de recursos visuais, objetivando trazer resultados e discussões sobre as
dificuldades, os desafios e os avanços que podem ser alcançados quando se valoriza as práticas
pedagógicas e os novos recursos visuais desenvolvidos pelo professor surdo. Foi realizada também uma
pesquisa bibliográfica dos referenciais teóricos que discutem sobre as diferenças das metodologias
visuais, o ensino de leitura e escrita de português como segunda língua para surdos, sobre as concepções
de educação bilíngue, nos baseamos em Pereira (2009), Ribeiro (2015), Slomski (2019) e Machado
(2013).
Palavras-chave: metodologias visuais, professor surdo, ensino de língua portuguesa como L2,
ensino bilíngue
Referências Bibliográficas
MACHADO, L. M. da C. Educação Bilíngue em foco: desafios para a inclusão do sujeito surdo. São Carlos: Pedro e João Editores, 2013.
PEREIRA, M.C. da C. Leitura, Escrita e Surdez. São Paulo, FDE, 2009.
RIBEIRO, Thiago, Leitura e Escrita na Educação de Surdos, Rio de Janeiro, Wak Editora, 2015.
SLOMSKI, V.G. Educação Bilíngue para Surdos: Concepções e implicações práticas. Joruá,
Curitiba, 2019.