O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LETRAS-LIBRAS NO CAp-UFRJ EM TEMPOS DE
PANDEMIA
Renata
Cardoso de Sá Ribeiro Razuck (UFRJ)
Thais da
Costa Motta Rocha (CAp-UFRJ)
Thayná Marracho Marques
(CAp-UFRJ)
Este artigo comunica a
experiência de articulação da Faculdade de Letras e do Colégio de Aplicação da
UFRJ para o estágio supervisionado em Letras-Libras durante a pandemia. Tal
parceria se deu a partir da realização do curso “Aprendendo Libras no
CAp-UFRJ”, o qual foi planejado e executado pelos licenciandos da Prática de
Ensino de Libras, e coordenado pelas docentes das instituições. O projeto tem
se mostrado um importante espaço tempo de formação de professores. Introdução:
O curso de licenciatura em Letras-Libras da UFRJ tem o objetivo de formar
professores com embasamento pedagógico e conhecimentos de metodologias de
ensino de Libras como primeira e segunda língua, com conhecimentos de teorias
linguísticas e literárias (RAZUCK, 2019). O currículo do curso atende aos
princípios básicos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de
Professores da Educação Básica e possui
400 horas de estágio supervisionado. Um dos objetivos do Estágio é
possibilitar a inserção orientada no meio profissional, contribuindo com o
fazer profissional do futuro professor. O intuito é desenvolver um olhar
crítico sobre o cotidiano escolar de modo que essa prática se torne constante
por ocasião do seu exercício profissional (LIMA, 1995). Objetivos: Relatar como
a disciplina de Prática de Ensino de Libras vem sendo trabalhada de forma
remota durante a pandemia. Metodologia: O curso foi ministrado por 7
licenciandos surdos e ouvintes. Ofertado à comunidade do CAp-UFRJ, o mesmo foi
realizado em 5 encontros remotos e contou com 20 participantes. Resultados e
Discussões: O formato remoto exigiu a criação de estratégias pedagógicas
diferenciadas. Foi evidente o envolvimento dos licenciandos na oferta de uma
proposta de qualidade. Considerações Finais: Apesar do contexto pandêmico,
entendemos que a alternativa encontrada se mostrou relevante para o processo de
formação de professores, tendo sido bem avaliada pelos participantes do curso.
Palavras-chave: Estágio remoto;
Licenciatura em Letras-Libras; Formação de Professores; Inclusão.
Referências Bibliográficas
LIMA, M. S. L. O Estágio
Supervisionado como elemento mediador entre a formação inicial do professor e a
educação continuada. (Dissertação de Mestrado), Fortaleza: Faculdade de
Educação da UFCE, 1995.
RAZUCK, R. C. S. R. O curso de
Letras-Libras da UFRJ e seus estágios supervisionados: a ação e reflexão na
formação de professores. Educação, Cultura e Sociedade, v. 9, p. 68-80, 2019. |