• Entre Vistas: a navegação híbrida bilíngue/ bicultural/bimodal nas múltiplas linguagens para o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos

      

     

    A escolarização da pessoa surda deve ser realizada em um ambiente aquisicional propício e em contato com um sistema linguístico natural. Um fator importante a ser destacado é a importância da  interação linguística das crianças surdas no ambiente escolar com pessoas nativas e fluentes na Língua Brasileira de Sinais, pois é pela interação com seus pares linguísticos – os quais comungam da mesma língua – que o/a surdo (a) terá chance de se descobrir e descobrir o mundo que o rodeia. No entanto, ainda que se conheça muito mais hoje do que a alguns anos atrás sobre a realidade linguística da pessoa surda, o contexto educacional brasileiro ainda é de insistência no ensino da língua portuguesa como língua materna para a maioria dos cidadãos surdos brasileiros.

A produção de um livro para mediação pedagógica do aluno Surdo-autista."Políticas Públicas para a Formação de Professores (de) Surdos: dez anos do Plano Viver Sem Limite