- Geral
Entre Vistas: a navegação híbrida bilíngue/ bicultural/bimodal nas múltiplas linguagens para o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos
- Entre Vistas: a navegação híbrida bilíngue/ bicultural/bimodal nas múltiplas linguagens para o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos
Entre Vistas: a navegação híbrida bilíngue/ bicultural/bimodal nas múltiplas linguagens para o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos
A escolarização da pessoa surda deve ser realizada em um ambiente aquisicional propício e em contato com um sistema linguístico natural. Um fator importante a ser destacado é a importância da interação linguística das crianças surdas no ambiente escolar com pessoas nativas e fluentes na Língua Brasileira de Sinais, pois é pela interação com seus pares linguísticos – os quais comungam da mesma língua – que o/a surdo (a) terá chance de se descobrir e descobrir o mundo que o rodeia. No entanto, ainda que se conheça muito mais hoje do que a alguns anos atrás sobre a realidade linguística da pessoa surda, o contexto educacional brasileiro ainda é de insistência no ensino da língua portuguesa como língua materna para a maioria dos cidadãos surdos brasileiros.