Este Grupo de Pesquisa (GP) tem sede no Instituto Nacional de Educação de Surdos e tem como objetivo principal pesquisar a formação (inicial e continuada) e a atuação de professores (de) surdos na educação brasileira. Este GP é composto de profissionais e estudantes de diferentes instituições com experiência na educação de surdos e/ou na formação de seus professores. Está aberto a compor parcerias com outros grupos de pesquisa do INES ou de outras instituições em proveito do alcance de seus objetivos e sem confundir seu campo de pesquisa, seus objetos de investigação e seu lócus de funcionamento.

O GP é organizado em interstícios de quatro (4) anos devendo ser remodelado pelos seus próprios membros ao fim de cada período e conforme regras da instituição de cadastro e dos órgãos de fomento. O primeiro interstício do GP compreende os anos de 2019 a 2023.

Já neste primeiro momento o GP incorpora as Pesquisas cadastradas no Programa de Iniciação Científica do INES (PIC-INES 2019) “Professores Surdos do Ensino Profissional do Instituto Nacional de Educação de Surdos” (Coord. Aline Lage e Bols. I.C. Fatima Santana) e “Observatório Professor de Surdos” (Coord. Maurício Cruz e Bols. I.C. Regina Célia). As pesquisas cadastradas no PIC/INES tem vigência de doze (12) meses (podendo ser renovadas) e contribuirão para a definição e alcance dos objetivos que compartilha com este GP. Estudantes de graduação e de pós-graduação com temas de pesquisa ou de Trabalho de Conclusão de Curso em comum com a área de alcance deste GP poderão (caso seja orientado por um dos pesquisadores cadastrados) ser incorporados por um período acordado com os demais membros.

Período das ações do GP: 2019-2022


INSCRIÇÕES ABERTA PARA A ATIVIDADE EXTRACURRICULAR "FORMAÇÃO DE PROFESSORES (DE) SURDOS: REFLETINDO SOBRE OS RESULTADOS DAS PESQUISAS REALIZADAS. 

SÃO 30 VAGAS PARA INSCRIÇÃO. AS 20 PRIMEIRAS INSCRIÇÕES SERÃO CONTEMPLADAS E AS DEMAIS FICARÃO EM LISTA DE ESPERA. 

VOCÊ PRECISARÁ ESTAR LOGADO NO AVP (CASO NÃO TENHA SE CADASTRADO, BASTARÁ CRIAR UMA CONTA NO AVP) PARA CONSEGUIR SE INSCREVER NESTA ATIVIDADE.