REPRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA EM LIBRAS: CINDERELA
SURDA
Lucienne
Anastacio da Silva - Secretaria de Estado da Educação (SED)
Andressa
Facco - Secretaria de Estado da Educação (SED)
Celita Schauren
Martello - Secretaria de Estado da Educação (SED)
Leandro Paz - Secretaria
de Estado da Educação (SED)
Esse projeto
busca representação resumida e adaptada da obra Cinderela Surda. A história da
Cinderela Surda expõe conteúdos culturais dos surdos, e promove acessibilidade
literária de um clássico para crianças, o vídeo apresenta legenda em português
e se apresenta em forma de diálogos dramatizados com fundos de cenários
inseridos ao contexto da história. INTRODUÇÃO: O enfoque da representação da
Cinderela Surda é enfatizar a cultura, significando principalmente a
importância da comunicação no âmbito familiar, deixando clara a exclusão,
deficiência, incapacidade e discriminação do ponto de vista de quem não faz
parte da comunidade surda e/ou não têm comprometimento com desenvolvimento
linguístico cognitivo da pessoa com surdez. Trazendo a comunicação como direito
para participação na sociedade, interação e meio para sua ascensão pessoal.
Essa produção busca a propagação do acervo da língua, mais a exposição dessa de
como era, ou como é a relação com a família/responsáveis, e, levantar as
possibilidades de mudanças propiciadas pela língua, mostrando que não estamos
sós na relação entre o ensino e aprendizado, todos nós, seja como
multiplicadores ou alunos podemos indicar o caminho para a educação, informação
e participação independente da comunidade que estamos inseridos. OBJETIVO:
Significar através da dramatização da história adaptada da Cinderela Surda as
questões de valores, comunicação na língua de sinais e impactos sofridos pelos
surdos como a exclusão. METODOLOGIA: O desenvolvimento desse trabalho parte do
grupo composto por um casal de surdos e duas ouvintes, que se enquadraram nos
personagens da história da Cinderela Surda referenciada neste resumo. Após
assistir ao vídeo Cinderela Surda – Libras foi escrita a glosa da história, o
roteiro com destaque as principais características que seriam abordadas, a
reserva do figurino e do laboratório de vídeo onde foi gravada e editada a
encenação. CONSIDERAÇÕES: Essa história é inspirada na obra Cinderela Surda de
Lodenir Becker Karnopp, Caroline Hessel e Fabiano Rosa (2003) que contempla
elementos da cultura e identidade surda mais a escrita de sinais (SW). Em 2016 o
grupo concluindo o 8° período do curso de Letras – Libras da Universidade
Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ, buscou encenar fatos que se
apresentam comumente nos relatos dos surdos de forma lúdica e reflexiva.