Márcia Maria e Silva
Vídeo de apresentação
PESQUISAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE: "POR NOVAS PAISAGENS EDUCATIVAS" (Em processo de publicação)
DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM MUNDO CONECTADO: REPRESENTAÇÕES, PRÁTICAS E LINGUAGENS INOVADORAS ( Em processo de publicação)
NOVAS TECNOLOGIAS E MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA FORMAÇÃO DOCENTE
DESPERTANDO: REFLEXÕES ACERCA DA EXPERIÊNCIA DA AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO
https://www.editorarealize.com.br/revistas/ceduce/resumo.php?idtrabalho=266
GÊNERO E SEXUALIDADE COMO PARTE DO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO DA PRÃTICA PEDAGÓGICA ACERCA DO TEMA NO COTIDIANO ESCOLAR
https://www.editorarealize.com.br/revistas/ceduce/resumo.php?idtrabalho=215
DESPERTANDO: REFLEXÕES ACERCA DA EXPERIÊNCIA DA AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO
https://www.editorarealize.com.br/revistas/ceduce/resumo.php?idtrabalho=266
INDAGAÇÕES DE UMA DOCENTE EM FORMAÇÃO: DIALOGIA NO ENSINO MÉDIO?
https://www.editorarealize.com.br/revistas/ceduce/resumo.php?idtrabalho=166CULTURA DE PAZ: REFLEXÕES SOBRE O CARÁTER RESTAURATIVO DA PEDAGOGIA SOCIAL
http://www.revistadepedagogiasocial.uff.br/index.php/revista/article/view/183PEDAGOGIA SOCIAL:HISTÓRIAS DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA
http://www.revistadepedagogiasocial.uff.br/index.php/revista/article/view/156
RELATÓRIO 2016-2019 - OIIIIPe-UFF
Título e descrição da pesquisa
O que pensam esses jovens para os quais, nós, professores universitários “damos” aula? O que querem eles quando buscam a universidade? Que experiências marcaram sua história de formação e vida dentro e fora do espaço educativo formal: a escola básica e a universidade? Que questões esses jovens levantam a respeito dos conteúdos da vida entrelaçados (ou não) aos conteúdos da academia? Que atenção a universidade vem dando às diferentes culturas que habitam e configuram o corpo de docentes e discentes na universidade? O que faze(r)mos do que vem fazendo conosco a escola e a universidade? Como coordenadora do Grupo de Estudos Linguagem, Educação, Docência e Diversidade (GELEDD), desenvolvo uma pesquisa sobre Discência e docência, dimensões do ensinar e do aprender em diálogo. Trata-se de observar e analisar processos subjetivo-objetivos de formação docente dos estudantes de Licencituras, professores universitários e da educação básica. Observamos como se ensinar a ensinar, como se aprende ao se ensinar, como se ensina a estudar e a escrever na academia. A pesquisa identifica rupturas necessárias, discorre sobre conteúdos implícitos ao ato de ensinar, trata o ensino como artesania, dá visibilidade aos atravessamentos das infâncias e juventudes, identidades e diferenças na formação humana nos espaços educacionais.
Tempo de duração
O GELEDD se instituiu como grupo em 2018 e desde então realizamos estudamos sobre docência e discênpa.
Participantes
1. Edvan Miranda
2. Mariana Lima
3. Jasmin Stariolo
4. Ian Klein
5. Wesley Alves
6. Matheus Frez
7. Rafaela de Paula
8. Renato Monteiro
Metodologia
Os estudos compreendem orientações coletivas quinzenais de pesquisa sobre temas de interesse dos estudantes convergência com os estudos sobre docência. Sob a perspectiva bakhtiniana de linguagem trabalhamos com narrativas docentes e discentes, considerando seu caráter formativo. Najmanovich e Santos contribuem para pensarmos outras epistemologias, outras paisagens educativas. Geraldi, Oliveira, dentre outros sustentam a validade da não padronização da escrita acadêmica, sob o argumento de que a linguagem é interação e, como tal, a valorização da polifonia, do dialogismo e do plurilinguismo bakhtiniano é um caminho original, criativo e consistente na pesquisa em educação. O mesmo Bakhtin, fazendo a crítica ao universalismo kantiano, ao discorrer sobre “ato responsável”, nos leva a pensar na importância do singular, do ético e do estético na ação docente.
Avaliação/andamento
A pesquisa está em andamento. Pretendemos reunir em um livro as produções sobre as pesquisas. A apresentação dos trabalhos em eventos de educação fazem parte do processo de produção de conhecimento. Realizamos em 2019 o I Seminário GELEDD, quando todos os participantes apresentaram oralmente suas pesquisas para uma banca avaliadora.
Orientações concluídas
Ian Klein da Silveira
Título: O ATO RESPONSÁVEL: REFLEXÕES AFETADAS DE UM SER EM PROCESSO NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNOS
Rafaela Sales de Paula
Título: MEU PERCURSO DE ESCRITA DA MONOGRAFIA: O QUE E POR QUE PESQUISAR
Projetos de extensão
Projetos de Ensino