Márcia Maria e Silva

Vídeo de apresentação


Link para textos:


PESQUISAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE:  "POR NOVAS PAISAGENS EDUCATIVAS" (Em processo de publicação) 

DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM MUNDO CONECTADO: REPRESENTAÇÕES, PRÁTICAS E LINGUAGENS INOVADORAS ( Em processo de publicação)

NOVAS TECNOLOGIAS E MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA FORMAÇÃO DOCENTE

http://www.ppgmidiaecotidiano.uff.br/site/wp-content/uploads/2018/10/Anais-2018-PPGMC-Artigos-Completos-GT1.pdf

DESPERTANDO: REFLEXÕES ACERCA DA EXPERIÊNCIA DA AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO

https://www.editorarealize.com.br/revistas/ceduce/resumo.php?idtrabalho=266

GÊNERO E SEXUALIDADE COMO PARTE DO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA ACERCA DO TEMA NO COTIDIANO ESCOLAR

https://www.editorarealize.com.br/revistas/ceduce/resumo.php?idtrabalho=215

DESPERTANDO: REFLEXÕES ACERCA DA EXPERIÊNCIA DA AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO

https://www.editorarealize.com.br/revistas/ceduce/resumo.php?idtrabalho=266

INDAGAÇÕES DE UMA DOCENTE EM FORMAÇÃO: DIALOGIA NO ENSINO MÉDIO?
https://www.editorarealize.com.br/revistas/ceduce/resumo.php?idtrabalho=166

CULTURA DE PAZ: REFLEXÕES SOBRE O CARÁTER RESTAURATIVO DA PEDAGOGIA SOCIAL
http://www.revistadepedagogiasocial.uff.br/index.php/revista/article/view/183

PEDAGOGIA SOCIAL:HISTÓRIAS DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA 

http://www.revistadepedagogiasocial.uff.br/index.php/revista/article/view/156

RELATÓRIO 2016-2019 - OIIIIPe-UFF


Título e descrição da pesquisa

O que pensam esses jovens para os quais, nós, professores universitários “damos” aula? O que querem eles quando buscam a universidade? Que experiências marcaram sua história de formação e vida dentro e fora do espaço educativo formal: a escola básica e a universidade? Que questões esses jovens levantam a respeito dos conteúdos da vida entrelaçados (ou não) aos conteúdos da academia? Que atenção a universidade vem dando às diferentes culturas que habitam e configuram o corpo de docentes e discentes na universidade? O que faze(r)mos do que vem fazendo conosco a escola e a universidade? Como coordenadora do Grupo de Estudos Linguagem, Educação, Docência e Diversidade (GELEDD), desenvolvo uma pesquisa sobre Discência e docência, dimensões do ensinar e do aprender em diálogo. Trata-se de observar e analisar processos subjetivo-objetivos de formação docente  dos estudantes de Licencituras, professores universitários e da educação básica. Observamos como se  ensinar a ensinar,  como se aprende ao se ensinar, como se ensina a estudar e a escrever na academia. A pesquisa identifica rupturas necessárias,  discorre sobre conteúdos implícitos ao ato de ensinar, trata o ensino como artesania, dá visibilidade aos atravessamentos das infâncias e juventudes, identidades e diferenças na formação humana nos espaços educacionais. 


Tempo de duração

 O GELEDD se instituiu como grupo em 2018 e desde então realizamos estudamos sobre docência e discênpa.

Participantes

1. Edvan Miranda

2. Mariana Lima

3. Jasmin Stariolo

4. Ian Klein

5. Wesley Alves

6. Matheus Frez

7. Rafaela de Paula

8. Renato Monteiro

Metodologia

Os estudos compreendem orientações coletivas quinzenais de pesquisa sobre temas de interesse dos estudantes convergência com os estudos sobre docência. Sob a  perspectiva bakhtiniana de linguagem trabalhamos com narrativas docentes e discentes, considerando seu caráter formativo. Najmanovich e Santos contribuem para pensarmos outras epistemologias, outras paisagens educativas.  Geraldi, Oliveira, dentre outros sustentam  a validade da não padronização da escrita acadêmica, sob o argumento de que a linguagem é interação e, como tal, a valorização da polifonia, do dialogismo e do plurilinguismo bakhtiniano é um caminho original, criativo e consistente na pesquisa em educação. O mesmo Bakhtin, fazendo a crítica ao universalismo kantiano, ao discorrer sobre “ato responsável”, nos leva a pensar na importância do singular, do ético e do estético na ação docente. 

Avaliação/andamento

A pesquisa está em andamento. Pretendemos reunir em um livro as produções sobre as pesquisas. A apresentação dos trabalhos em eventos de educação fazem parte do processo de produção de conhecimento. Realizamos em 2019 o I Seminário GELEDD, quando todos os participantes apresentaram oralmente suas pesquisas para uma banca avaliadora.

Orientações concluídas

Ian Klein da Silveira

Título:  O ATO RESPONSÁVEL: REFLEXÕES AFETADAS DE UM SER EM PROCESSO NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNOS

Rafaela Sales de Paula

Título: MEU PERCURSO DE ESCRITA DA MONOGRAFIA: O QUE E POR QUE PESQUISAR

Projetos de extensão

Projetos de Ensino


Última atualização: Sunday, 1 Dec 2019, 19:54