Claudia Borges

Título e descrição

CÍRCULO DE ESTUDO E A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS DE ENSINO NA ALFABETIZAÇÃO

Pesquisa-ação, com abordagem quali-quantitativa, aprovada pelo comitê de ética da faculdade de Medicina da UFF, tem o objetivo de promover a formação continuada no ambiente escolar, visando a construção coletiva de um caderno pedagógico com sequências didáticas inclusivas, orientadas por teorias socio-interacionistas e princípios neurocientíficos de aprendizagem.


 Como benefício, para além de um produto, esperamos mudança do trabalho solitário para o trabalho colaborativo, estabelecendo uma comunidade de aprendizagem na escola. Consequentemente, por meio da reflexão, estudo e solução de problemas pedagógicos, será alcançada satisfação e prazer com o resultado do ensino.

Tempo de duração - previsão de dois anos

Participantes - Claudia Marcia Borges Barreto (Colaboradora Voluntária - Departamento de Imunobiologia) e Valdilanne Guimarães Pereira (aluna de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)

Metodologia - Coleta de dados relacionados aos professores, por meio de questionário criado com perguntas abertas e fechadas com o objetivo de traçar o perfil do corpo docente da alfabetização de um colégio municipal. Dessa forma, serão obtidos dados sobre a formação acadêmica, concepção de inclusão, uso e entendimento sobre práticas inclusivas de ensino, orientação teórico-metodológica usada e desejo em participar de aperfeiçoamento sobre o tema inclusão.  O resultado da análise de conteúdo dos dados coletados para as questões abertas e a quantificação das questões fechadas serão apresentados em reunião com os professores participantes da pesquisa, e da coordenação pedagógica, com vistas à consolidação da identidade do grupo. Um grupo focal será realizado no sentido de identificar as atividades de interesse coletivo sobre aprimoramento em práticas de ensino inclusivas, que justificarão a criação de um círculo de estudo na escola (na concepção de Antonio Pacheco) e como implantá-la por consenso. 

Avaliação/andamento - A análise preliminar dos dados já surpreende em relação à formação acadêmica dos 11 professores participantes (incluindo professores da sala de recurso), a maioria pós-graduada (especialização), com concepção abrangente da inclusão escolar (não restrita às deficiências físicas ou intelectuais) e com desejo de participar de desenvolvimento docente no ambiente escolar.

 

 

Última atualização: Friday, 22 Nov 2019, 20:17