Maria Angélica Pisetta

Projeto de pesquisa e extensão

O autista e a inclusão: Escuta de professores e docência

Buscaremos discutir a importância da realização de reuniões de conversação com professores e equipes de educação infantil, que tem alunos autistas incluídos em classes regulares. As experiências de inclusão, no que comportam de invenção, impasses e descobertas, serão colocadas em cena, a partir de demanda livre dos educadores, a fim de proporcionar um espaço de livre circulação da palavra e da enunciação sobre suas práticas. Buscamos colocar em discussão alguns temas indispensáveis à prática escolar, tais como inclusão, desenvolvimento, psicopatologia infantil, socialização , segregação social, plano de desenvolvimento individual e estudo de casos em grupo de livre discussão. Para tanto, abordaremos autores contemporâneos e realizaremos a análise de discurso como metodologia científica de acesso aos fenômenos sociais e psíquicos.

Realizaremos ainda, no percurso de um ano letivo, um mini-curso com quatro encontros, composto de conferências dirigidas a profissionais de educação do município de Petrópolis, com vistas à formação de educadores e professores através dos temas ligados à inclusão de autistas.


Tempo de duração: Projeto iniciado no ano de 2017, em parceria acadêmica com a secretaria de Educação de Petrópolis

Participantes: Educadores, professores e profissionais de educação 

Metodologia 

É a partir dos desafios que a extensão promove (tanto a extensão universitária quanto a extensão da psicanálise) que propomos as atividades deste projeto de pesquisa e extensão, que se situa como um trabalho também de construção metodológica em psicanálise aplicada, fonte de muitos questionamentos e avanços atuais. Utilizaremos para tanto a conversação como método de oferta de enunciação particular, mas coletivizada, em cinco encontros com uma equipe de educação infantil, que tenham em suas turmas regulares pelo menos um aluno diagnosticado como autista. O material oriundo desses encontros será analisado a partir da análise de discurso, procurando explorar conceitualmente:

A)    Os limites e alcances da aplicação da psicanálise à educação, sobretudo através do método da conversação

B)    A importância da realização de grupo de escuta/subjetivação para educadores que conduzem inclusões de alunos autistas

C)    O reconhecimento e escrita das práticas inovadoras com alunos autistas

D)    A partilha e inscrição da angústia oriunda do encontro com a diferença radical do autismo


Avaliação/andamento

O projeto está em andamento, com a realização dos encontros com os educadores, professores e profissionais de educação e os resultados serão publicados em seguida

Inserir vídeo

Última atualização: Monday, 2 Dec 2019, 16:18