Anais - Comunicação Assíncrona (15/06)


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Jadhy Bastos Russi de Pinna Vasconcelos

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NARRATIVAS DE PROFESSORAS DE SURDOS EM TEMPOS DE COVID-19

by Jadhy Bastos Russi de Pinna Vasconcelos - Sunday, 13 June 2021, 8:36 PM
 

I ENCONTRO NACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SURDOS

COMUNICAÇÃO ASSÍNCRONA


NARRATIVAS DE PROFESSORAS DE SURDOS EM TEMPOS DE COVID-19

Jadhy Bastos Russi de Pinna Vasconcelos (UFLA)

Erica Alves Barbosa (UFLA)

Giovanna Rodrigues Cabral (UFLA)

Introdução: Durante o período de isolamento, devido à Covid-19, uma temática bastante discutida foi os desafios que os professores enfrentaram para dar continuidade ao ensino. Com o objetivo de contribuir para tais discussões, especificamente em relação à educação de surdos, foram produzidos dados a partir de entrevistas feitas com três professoras de surdos que atuaram na Educação Básica e no Atendimento Educacional Especializado, durante a pandemia, e puderam compartilhar suas experiências e vivências. As narrativas nos propiciaram conhecer, na perspectiva das professoras/narradoras, que é essencial pensar em alternativas diferentes do ensino presencial para que a educação se efetive. Objetivos: A pesquisa visa investigar as estratégias utilizadas no ensino para os alunos surdos, durante a pandemia, na perspectiva de três professoras que atuam na área, além de compreender os desafios enfrentados por elas. Metodologia: Esta investigação se constitui em uma pesquisa qualitativa e de cunho biográfico-narrativo, pois suas fontes são produzidas a partir de narrativas de três professoras de surdos. Resultados ou Discussões: No decorrer da análise dos dados produzidos durante as entrevistas foi observado que os desafios aumentaram em relação à educação de surdos ao longo da pandemia da Covid-19. A duas professoras que trabalham com a bidocência em uma escola comum e que possuem apenas uma aluna surda na turma perceberam a necessidade do trabalho individualizado com essa aluna, uma vez que, com a impossibilidade de frequentar a escola de maneira presencial, a aluna não participava das atividades sugeridas pelas professoras via Whatsapp.Já a professora que trabalha com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) identificou um lado positivo em seu trabalho com os alunos surdos das escolas comuns durante a pandemia. O contato com os profissionais das escolas aumentou e eles puderam trabalhar de fato em conjunto fazendo as adaptações necessárias para os alunos surdos. Para que os alunos não perdessem o contato com a Língua de Sinais no período de isolamento, os professores do AEE começaram a produzir vídeos de acordo com o planejamento de cada escola e de cada aluno surdo, criando um canal no youtube para divulgação em todas as escolas que tivessem estudantes surdos. Conclusões: A pesquisa mostrou que não há a melhor forma de dar continuidade ao ensino, durante a pandemia, mas os educadores devem buscar a forma mais adequada para que o aluno se desenvolva sempre respeitando suas necessidades educacionais. As professoras, mesmo diante do desafio do ensino remoto, buscaram ações pensando nas especificidades dos estudantes surdos. Entretanto é fundamental que os profissionais sejam fluentes em Libras e estejam qualificados para que possam atender as particularidades que a educação de surdos necessita.

Palavras-chave: Narrativas; Professores de Surdos; Pandemia da Covid-19; Formação de professores.

Referências:

BRASIL, Ministério da Educação/Gabinete do Ministro. Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União. Publicado em: 18/03/2020. Edição: 53 Seção: 1 Página: 39.

DELORY-MOMBBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Universidade de Paris 13. Tradução de Anne-Marie Milon Oliveira, Revisão técnica de Fernando Scheibe. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 5, set-dez. 2012.

PAGAIME, A. et al. Pesquisa: Inclusão Escolar em tempos de pandemia. Fundação Carlos Chagas, 2020. Disponível em: <https://www.fcc.org.br/inclusao-escolar-em-tempos-de-pandemia/> Acesso em: 6 de dezembro de 2020.