Notícias

Educação: projeto pedagógico do Museu da República

 
Imagem de Fatima Santana
Educação: projeto pedagógico do Museu da República
por Fatima Santana - sábado, 17 Nov 2018, 00:17
 

O projeto pedagógico do Museu da República valoriza a construção do conhecimento, entendido como um processo que promove a cidadania participativa.
Nosso propósito é levar diferentes públicos a escutar os diferentes diálogos de uma mesma história. Para tanto, nossas ações são pautadas nas exposições de curta e longa duração e desenvolvidas por meio de atividades de observação direta do acervo exposto, complementadas por questões problematizadoras acerca do contexto dos objetos inseridos nos espaços do Museu. Essa metodologia, praticada em um museu de História, favorece a apropriação de saberes, a reflexão e o desenvolvimento do pensamento crítico. Assim, abrimos espaço para a mediação via processo dialógico, fundamentado na socialização do conhecimento e na autonomia de valores democráticos.
  • Encontro de Professores

Realizados mensalmente, às primeiras quartas-feiras de cada mês, no horário de 13h às 17h.
Reuniões específicas para professores e educadores, com participação extensiva a estudantes de graduação das várias áreas universitárias. As discussões são direcionadas para as potencialidades educativas e culturais do Museu da República, que podem ser exploradas por professores e aplicadas tanto nas visitas ao Museu quanto em sala de aula.
O programa é gratuito, e inclui: dinâmica de grupo sobre a trajetória do objeto inserido no contexto de um museu de História; análise do discurso museológico e sua aplicação pedagógica; exibição de vídeo sobre as várias linguagens utilizadas na comunicação entre a Coordenação de Educação e o público; visita comentada nas exposições de longa duração e sugestões de atividades para visitas com escolares; apresentação e distribuição gratuita de material pedagógico, destinado a professores e alunos.
Guias de turismo ou responsáveis pela visitação de grupos organizados também são bem-vindos aos nossos encontros.

  • Pelos Bastidores do Museu

Os espaços internos do Museu da República geralmente não acessíveis ao público agora podem ser visitados por professores e suas turmas em visitas programadas e previamente agendadas. “Pelos Bastidores do Museu” dará oportunidade aos participantes de conhecerem os setores técnicos do Museu da República: Biblioteca, Museologia; Reserva Técnica, Laboratório de Conservação e Restauração, Arquivo  Histórico, Educação, Pesquisa, Comunicação.
O projeto é gratuito e acontece uma vez por mês. O objetivo da atividade é oferecer ao público escolar a oportunidade de conhecer o funcionamento interno do Museu e o  acervo que não está em exposição e é preservado nos vários setores da instituição.

  • República dos Professores

Realização mensal de palestras multidisciplinares, dirigidas aos professores, ministradas por especialistas de áreas do conhecimento que associam a história da república às disciplinas oferecidas no ensino formal.
O Projeto é gratuito, e tem o propósito de sensibilizar os participantes sobre a abrangência do trabalho educativo que poderá ser desenvolvido pelos professores em suas visitas ao Museu da República.