• Políticas Públicas para a Formação de Professores (de) Surdos: dez anos do Plano Viver Sem Limite

      

     

    Este projeto de pesquisa mantém relações de continuidade com as ações do Grupo de Pesquisa Formação de Professores (de) Surdos (GPFPS) cadastrado no DDHCT e no CNPq sob a liderança destes proponentes e que tiveram pesquisas associadas ao PIC/INES 2019. O GPFPS é uma iniciativa que congrega profissionais e estudantes de diferentes instituições (INES, ISERJ, SME-RJ, FAETEC-RJ, UFF, UFRJ e UFBA) com experiência na educação de surdos e/ou na formação de seus professores. O objetivo geral deste projeto de pesquisa é investigar as políticas públicas para a formação de professores de surdos organizadas a partir do lançamento do Plano Viver Sem Limites (BRASIL, 2011), por ocasião de nos aproximarmos dos 10 anos de sua publicação . Os objetivos específicos são: identificar as políticas públicas de âmbito nacional que direta ou indiretamente têm impacto na formação de professores de surdos; compreender a interrelação entre estas políticas públicas e o Plano Viver Sem Limites; compreender quais concepções sobre educação de surdos estão presentes nestas políticas públicas; identificar a participação de movimentos sociais ligados à comunidade surda na construção destas políticas. Realizaremos pesquisa bibliográfica e documental. Estas são indispensáveis aos estudos que envolvem aspectos históricos (GIL, 2009), visando ao conhecimento amplo e detalhado do objeto (IVENICKI; CANEN, 2016).

Entre Vistas: a navegação híbrida bilíngue/ bicultural/bimodal nas múltiplas linguagens para o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para surdosMaterial didático para a formação de professores surdos